Pular para o conteúdo principal

JORNADA BÍBLICA - Gênesis 1: Comentário auxiliar.

Texto Bíblico: Gênesis 1

E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. (Gn 1:31)
Comentário auxiliar:
No primeiro capítulo da Bíblia Deus se distingue de todas as Suas criaturas. É aqui que a Bíblia estabelece o fato de que Deus é o Criador dos céus e da terra. Deus Se declara Criador trinta e uma vezes. Há algumas expressões significativas a serem observadas em Gênesis 1. Elas são:
1. “Deus disse” - Deus cria a partir de Sua Palavra. "Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu." (Salmos 33:9)
2. “Deus criou” - A palavra "criou" usada no texto original é o verbo hebraico בָּרָא (bará). Deus é o único capaz de criar a partir do nada. Por Sua palavra ele chama à existência "de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. (Hb 11:3)
3. "De acordo com as suas espécies" - Sempre que há criação de vida, o texto bíblico é enfático em afirmar que cada espécie foi criada individualmente. Esta afirmação se opõe frontalmente à crença popular de que a vida teria surgido e evoluído a partir de uma espécie primitiva comum.
4. “Deus viu que era bom” - Tudo que Deus fez reflete ordem, beleza e o amor do bondoso Criador. O mal jamais esteve nos planos originais de Deus.

Essas expressões estão cheias de significado para nossas vidas hoje. Quando Deus fala, Ele cria. O que Deus diz é feito exatamente da maneira como Ele ordenou. Mesmo que algo nunca tenha sido assim antes, quando Deus diz, passa a ser. O resultado final de aceitar o que Deus diz é sempre “bom”. Quando cremos no que Deus disse e expressamos a nossa confiança naquEle que disse, a Palavra viva e criativa transforma nossas vidas. Todo o poder criativo que trouxe os mundos à existência está na Bíblia Sagrada que é a Palavra de Deus.

De que maneiras a Bíblia, a Palavra de Deus, criou algo novo em você? Você costuma compartilhar com outros o que você aprendeu com a Palavra de Deus e que lhe fez muito bem?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.




Esboço da leitura:  

1. Deus criou o mundo em seis dias pela Sua palavra. Ele falou e tudo passou a existir (Salmo 33:9). A cada dia, Ele declarou que tudo era muito bom.  
2. Ele criou um ambiente apropriado para a formação da vida e, em seguida, criou a vida vegetal e animal, cada qual "segundo a sua espécie".  
3. Depois de criar o ser humano, feito à Sua imagem e semelhança, Ele declarou que tudo era "muito bom" (Gênesis 1:31).  
Pontos para reflexão:  
a. A Bíblia começa mostrando que Deus criou todas as coisas de forma planejada. Como você se sente ao saber que você é fruto dos planos de Deus?  
b. Tudo foi criado em seis dias. Cada ser, "segundo a sua espécie". Há como harmonizar o relato de Gênesis com a teoria da evolução das espécies?  
c. Originalmente, o ser humano também fazia parte daquilo que Deus considerou ser "muito bom". Como harmonizar esta declaração com as maldades que vemos hoje?