Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 20: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 20

Sim, eu sei que você fez isso de coração puro (Gn 20:6)
Comentário Auxiliar:
O capítulo de hoje é quase uma repetição do acontecimento do capítulo 12 quando Abraão entrou no Egito. Quase 25 anos haviam se passado e Abraão, desde então, viveu muitas experiências com Deus. No entanto, ele repetiu o mesmo erro do passado. Ao ocultar o seu verdadeiro relacionamento com Sara, Abraão colocou em risco a vida de um homem inocente.

Duas lições podemos extrair destes acontecimentos que se repetem: a primeira diz respeito à natureza humana. Por mais que tenhamos um bom relacionamento com Deus, ainda continuaremos vivendo sob as limitações da humanidade. É triste pensar sobre estes fatos, mas errar é uma tendência para nós. A segunda lição que tiramos é a respeito de Deus. Ele ainda tinha planos para Abraão e para Sara. Mesmo com seus erros, Deus não desistiu deles. Foi através de Abraão que o Senhor decidiu abençoar os moradores daquelas cidades. Não é maravilhoso pensar que, apesar dos nossos erros, Deus tem planos grandiosos para nós?

O texto também fala a respeito do preconceito de Abraão. Quando questionado a respeito de sua desonestidade, "Abraão respondeu: 'Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher."" (Gn 20:11). Temos a tendência de acharmos que Deus está apenas com aqueles que pensam como nós, frequentam a mesma igreja ou se vestem da mesma forma. No entanto, Deus tem o seu povo espalhado por todas as religiões, culturas e raças. Mesmo que estas pessoas não tenham conhecimento pleno a respeito da vontade de Deus, o Senhor os reconhece como servos quando estes agem com o coração puro (Gn 20:6).

A grande igreja de Deus é composta por todos os que vivem com sinceridade segundo as verdades que conhecem. Sobre estes, Jesus disse: "Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor." (Jo 10:16).

O desejo de Deus é que todos os filhos estejam unidos. Afinal "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos." (Ef 4:5,6). Logo todo o mundo estará dividido entre aqueles que seguem os padrões deste mundo sob a marca da infidelidade (Ap 14:9-11) e aqueles que "que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus." (Ap 14:12). De que lado você deseja estar?

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.


Esboço da leitura:

Leia Gênesis 20:
1. Abraão partiu para a região do Neguebe. Novamente ele ocultou sua relação com Sara, causando problemas com Abimeleque.
2. Deus apareceu em um sonho, impedindo Abimeleque de tocá-la e revelando a verdade a ele.
3. Abimeleque repreendeu Abraão e ofereceu compensações.
Pontos para reflexão:
a. Abraão cometeu o mesmo erro anterior e as consequências foram as mesmas. Por que muitas vezes insistimos no erro mesmo sabendo das consequências?
b. Deus falou com Abimeleque que Abraão era Seu profeta, mesmo que ele tivesse mentido. como isso mostra a misericódia de Deus em nos usar apesar dos nossos erros?
c. A falta de fé de Abraão não impediu que Deus o tornasse um grande patriarca. Em que áreas da sua vida você precisa da ajuda de Deus? Você já pediu a ajuda dEle?