Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 21: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 21

Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. (Gn 21:5)
Comentário Auxiliar:
No capitulo de hoje vemos a interferência direta de Deus no curso da história. Deus criou o universo e fez com que ele fosse regido por rígidas leis(Gn 8:22). Através dos tempos vemos como os planetas, as estrelas e até as galáxias estão retidas em suas órbitas. Estas leis também são um reflexo de Sua vontade e de Seu caráter bondoso. No entanto, em alguns momentos, Ele interfere diretamente nestas leis criando um novo rumo. O nascimento de Isaque foi contrário ao curso da natureza(Hb 11:11). Ele não é indiferente aos nossos dramas e, quando necessário, vai agir milagrosamente como fez com o com o casal.

Com a idade de 100 anos Abraão finalmente viu a promessa de Deus se cumprir. Sara, sua esposa, já estava com 95 anos. Quando Deus os chamou, prometeu que eles seriam pais de uma grande nação, mas 25 anos já haviam se passado. Aos nossos olhos pode parecer que Deus estava demorando no cumprimento da promessa. Afinal, eles já estavam avançados em idade e seu vigor já estava se esgotando, mas o texto afirma claramente que o filho nasceu "ao tempo determinado" (Gn 21:2). Para nós a espera pode ser um fardo terrível, mas "os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem tardança” (DTN, 32).

Abraão circuncidou seu filho conforme determinado por Deus e o filho era motivo de alegria para o casal. O nome Isaque significa sorriso. O nascimento de Isaque, no entanto, criou um conflito. Por falta de fé, Abraão e Sara providenciaram um filho através de uma relação inadequada com a escrava Hagar. O nascimento de Isaque criou ciúmes e conflito entre os filhos e Sara fez um duro pedido a Abraão: "'Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu filho Isaque'. Isso perturbou demais Abraão, pois envolvia um filho seu." (Gn 21:10,11). Mais uma vez Deus interferiu no curso da vida do casal e se comprometeu a cuidar pessoalmente de Ismael. Este filho de Abraão, pelas bênçãos de Deus, tornou-se uma grande nação. Os ismaelitas são hoje os árabes que, infelizmente, vivem em um histórico conflito com os israelitas descendentes de Isaque.

As bênçãos de Deus em favor de Abraão chamaram a atenção de Abimeleque. Em sua visita a Abraão ele reconheceu que a mão do Senhor o favorecia em muitos aspectos. O Senhor deseja abençoar o Seu povo para que o mundo possa reconhecer a Sua grandeza e bondade. Estas benção, no entanto, devem ser demonstradas de forma prática e atribuídas somente a Deus como testemunho. O povo de Deus deve ser unido e compassivo em um mundo individualista, deve ser caridoso em um mundo egoísta e deve ser bondoso em um mundo cruel. Este contraste deve ser definido em linhas claras para que o mundo saiba a quem servimos. Você está pronto a ser um representante de Deus? Ele está pronto a te abençoar.

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.



Esboço da leitura:

1. Sara concebeu e deu à luz a Isaque em cumprimento à promessa de Deus.
2. Sara pediu que Hagar e Ismael fossem enviados embora, e Deus confirmou seu pedido renovando Suas promessas em relação ao menino.
3. Abimeleque fez uma aliança com Abraão e ambos convieram pacificamente por muitos anos.
Pontos para reflexão:
a. A realização da promessa de Deus trouxe alegria, mas também conflitos à casa de Abraão. Como podemos lidar com sentimentos como inveja, egoísmo e ódio?
b. Por que você acha que Deus ordenou a Abraão que despedisse Ismael e Hagar? O cuidado de Deus compensou a falta da família?
c. Dos dois descendentes de Abraão (Isaque e Ismael) surgiram duas nações (os israelitas e os árabes) que vivem em guerra até hoje. Nossos erros podem ter consequências a longo prazo?