Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 22: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 22

Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho. (Gn 22:8)
Comentário auxiliar:
No capítulo de hoje encontramos, ao meu ver, a narrativa mais incomum de toda a Bíblia. A ordem dada a Abraão para sacrificar o filho da promessa, o único que lhe restava, estava em franca oposição às promessas feitas por Deus. Afinal, Ele prometeu que seus descendentes encheriam a terra, mas como um filho morto poderia produzir descendentes? A ordem de Deus também era contraditória com a Sua santa lei que ordena não matar.

Além de tudo isso, até aqui só tratamos dos argumentos racionais, mas você já pensou no quanto o coração de Abraão pesou neste momento? Ele saiu de casa com um filho saudável que se despediu da sua idosa mãe para não mais voltar. A dor daquele pai é quase palpável. Acho que nenhuma teologia poderia explicar tal pedido.

Não é atoa que Abraão é considera na Bíblia o pai da fé. Afinal, quem poderia reproduzir a experiência de Abraão? Quem teria tamanha intimidade com Deus a ponto de saber distinguir a voz do Senhor com tamanha precisão a ponto de saber que a ordem partiu dEle e, por mais estranha que esta ordem pudesse parecer, cumpri-la sem questionar?

Hoje em dia, quando temos muita intimidade com Deus, abrimos o coração a Ele como quem faz a um amigo. Naquele dia, no entanto, quem estava abrindo o seu coração a um amigo era Deus. Deus estava demonstrando ao Seu amigo Abraão o que Ele sentia ao entregar o Seu Filho amado para morrer por mim e por você. No Monte Moriá um cordeiro apareceu para substituir o filho na hora do sacrifício, mas no Monte do Calvário foi o Filho de Deus quem substituiu o sacrifício do cordeiro.

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.



Esboço da leitura:

1. Deus provou a fé de Abraão, pedindo que sacrificasse seu filho Isaque.
2. Abraão obedeceu a Deus, mas o Senhor providenciou um cordeiro como substituto no último momento.
3. Deus renovou suas promessas a Abraão devido à sua obediência. O capitulo termina com a linhagem de Naor, irmão de Abraão. 
Pontos para reflexão:
a. Você consegue imaginar a dor de um pai levando seu filho amado para a morte? Ao fazer isso Abraão estava sentindo o mesmo que Deus sentiu ao enviar Jesus a este mundo. Isso mostra o preço da nossa salvação?
b. O cordeiro que Deus providenciou apontava para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que nos substituiu na nossa morte. Você já pensou no significado da morte de Jesus? Se o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), quem deveria estar na cruz?
c. Deus pediu a Abraão que entregasse tudo. No entanto, o pedido de Deus a todos nós não é diferente. Ele quer uma entrega total. Como você tem se saído em sua entrega a Deus?