Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 23: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 23

Sou apenas um estrangeiro entre vocês. (Gn 23:4)
Comentário Auxiliar:
O capítulo de hoje nos chama a tenção para alguns aspectos:

O primeiro é que, apesar da longevidade de Sara, ela morreu. Às vezes nos esquecemos de que somos mortais. Vivemos como sempre fôssemos ter uma nova chance para abraçar, para pedir perdão, para perdoar... Pense nas suas atividades de amanhã. Quais são seus planos? Agora pense no que você faria se soubesse que amanhã é o seu último dia de vida. Certamente seus planos mudariam muito. É triste pensar sobre isso, mas amanhã será o último encontro de muitas pessoas. Amanhã muitas pessoas darão seu último abraço e terão a última chance de dizer "eu te amo", mas ainda não sabem disso. Será que não é o momento de darmos mais prioridade ao que realmente importa?

O segundo aspecto que me chama a atenção é que Abraão era considerado por seus vizinhos como “príncipe de Deus” entre eles. É interessante observar que este título não é uma referência aos bens de Abraão ou às muitas propriedades que, eventualmente ele pudesse ter. Não! Afinal, ele não tinha um palmo de terra que pudesse chamar de seu. Não tinha onde sepultar a sua amada esposa falecida. No entanto, a sua conduta mostrava aos seus contemporâneos que a poderosa mão do Senhor estava sobre ele.

Ainda podemos observar que Abraão se considerava "um estrangeiro"(Gn 23:4) entre eles. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. (Hb 11:9,10)

Nós também estamos neste mundo como peregrinos. Somos estrangeiros em uma pátria que não é nossa.  Não temos parte com este mundo, mas estamos nele e, Deus nos chama para sermos seus embaixadores. Talvez você não saiba a sua importância para Deus em Sua obra de salvação, mas em muitos lugares, em muitos grupos no WhatsApp, para muitas pessoas você é a única luz do céu a brilhar. O mesmo Deus de Abraão quer te capacitar e cumprir em você os Seus divinos propósitos.

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui



Esboço da leitura de hoje:

Leia Gênesis 23:  
1. Este capítulo narra a morte e o sepultamento de Sara.  
2. Abraão foi reconhecido como príncipe de Deus entre os moradores da terra.  
3. Ele comprou uma sepultura na caverna de Macpela e sepultou Sara na terra dos heteus.  
Pontos para reflexão:
a. Deus prometeu a terra a Abraão, mas ele continuava vivendo como um estrangeiro peregrino naquela terra e não possuía, sequer, um lugar para sepultar sua esposa.  
b. Mesmo não possuindo terras, Abraão não questionou a Deus. O que isso diz sobre sua fé? (Leia Hebreus 11:8-11).  
c. Abraão era considerado um príncipe de Deus na terra onde habitava. Você também é reconhecido pela sua fé?