Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 26: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 26

Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão. (Gn 26:3)
Comentário Auxiliar:
Neste capítulo vamos observar a fé de Isaque sendo provada. A fome atingiu a terra e Isaque, como os outros moradores, começou a sofrer as consequências. Um erro fatal na vida espiritual é achar que os males deste mundo são exclusivamente para os ímpios. O mal é mau exatamente por não distinguir os maus dos bons. Do contrário ele não seria mau e sim justo. Pensando assim, muitos desanimam da caminhada espiritual quando passam pela primeira provação como se ela fosse um sina da reprovação de Deus. É bem verdade que os males que nos atingem podem ser oriundos de nossas próprias atitudes e escolhas. No entanto, ainda assim podemos aprender e crescer na dificuldade. O texto de hoje nos traz importantes lições neste sentido.

Primeiramente Deus instrui Isaque a não descer para o Egito e permanecer no local atingido pela fome. O texto não é claro quanto ao motivo deste pedido, mas Deus diz algo fundamental: "Eu estarei com você e o abençoarei" (Gn 26:3). Do que mais Isaque necessitava? O que temos a temer se sabemos que Deus está conosco no momento da dificuldade? Aliás, é neste momento que, geralmente, vemos a mão de Deus agindo mais poderosamente. Esta é a primeira lição do texto: As aflições não são sinais da ausência de Deus, mas oportunidade para que Ele se mostre presente.

Em seguida Deus ainda continuou e confirmou as promessas que Ele mesmo havia feito a Abraão. Nesta parte encontramos mais uma linda lição espiritual. Deus fez esta promessa a Isaque baseado na fidelidade de Abraão. Ele disse: "porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis"(Gn 26:5). Isaque recebeu a promessa com base na fidelidade de outra pessoa. Da mesma forma Deus vai cumprir as Suas promessas de salvação por meio de nós e em nós, não pela nossa fidelidade, mas porque Jesus foi fiel em tudo(Hb 4:15). Você aceita esta promessa?

Na continuidade vemos a repetição de uma conhecida história, Assim como seu pai, Isaque mentiu a respeito de seu parentesco com Rebeca. Assim como seu pai ele foi repreendido por um pagão, expulso do seu local e envergonhado. Nossas atitudes sempre influenciam outras pessoas e podem ser inspiradoras para o bem ou para o mal. Maus traços de caráter podem ser transmitidos por algumas gerações antes de serem eliminados. Os filhos aprendem com as atitudes dos pais. A boa notícia é que os traços de caráter de Jesus também podem ser transmitidos. A convivência com Ele nos leva a admirar o Seu caráter e pela contemplação da "glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem."(2 Co 3:18).

Durante suas peregrinações, vemos que Isaque também herdou um outro costume de Abraão. Por onde ele passou construiu "um altar e ali invocou o nome do Senhor" (Gn 26:25). Mesmo tropeçando em sua caminhada, ele não desistiu de buscar a Deus. Não podemos negar que esta era uma família bastante disfuncional. Talvez, em algumas circunstâncias, seja até parecida com a minha ou com a sua. No entanto, Deus se declara "o Deus de Abraão, Isaque e Jacó" (Ex 3:6; Mt 22:32; At 3:13). Assim como nós, as vidas destes patriarcas também foram profundamente marcadas por seus próprios pecados e pelos pecados dos outros contra eles, mas Deus jamais os abandonou e jamais nos abandonará. Jesus disse: "o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Jo 6:37)

Assim como fez com Isaque, O Senhor nos convida a ficarmos por mais um pouco de tempo nesta terra, mas logo sairemos para herdar a terra da nossa promessa. Até lá a Sua promessa para nós é: "Eu estarei com você e o abençoarei" (Gn 26:3).

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.


Esboço da leitura :  

1. Houve fome na terra, e Isaque foi para Gerar, onde Deus o orientou a não descer ao Egito.  
2. Ele repetiu o erro de Abraão, dizendo que Rebeca era sua irmã, mas Abimeleque descobriu a mentira e o repreendeu.  
3. Isaque prosperou, causando inveja dos filisteus. Ele se mudou, cavou poços até encontrar paz em Berseba, onde Deus renovou Suas promessas.  
Pontos para reflexão:
a. A repetição da mentira revela o quanto o comportamento dos pais influencia os filhos. Como podemos quebrar os padrões herdados para não reviver e propagar os maus hábitos que herdamos? 
b. Isaque foi perseguido pelos moradores da terra, mas as bênçãos de Deus eram maiores que os desafios. Você já foi perseguido ou discriminado pela sua fé? Vale a pena permanecer fiel a Deus?  
c. Certo autor disse: "A Bíblia é um testemunho para os crentes, mas é a vida dos crentes que testemunha ao mundo." Você acha que a sua vida pode ser usada como testemunho em favor de Deus como aconteceu com Isaque? As pessoas reconhecem que você serve a Deus pelo seu comportamento?