Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 31: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 31
E o Senhor disse a Jacó: 'Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você.' (Gn 31:3)
Comentário auxiliar:
O capítulo de hoje narra a partida de Jacó. Se por um lado Jacó era um trabalhador dedicado, por outro parecia acomodado. Apesar das injustiças e acusações que sofria, permanecia no território de Labão. A atitude de finalmente partir precisou da interferência de Deus.

O bom trabalho prestado por Jacó não foi reconhecido por Labão, mas foi reconhecido por Deus. O Senhor abençoou as posses de Jacó grandemente e ele reconheceu isso. Ele atribuía a Deus as bençãos que recebeu. Podemos trabalhar diligentemente, colocar todo talento e dedicação em uma tarefa, mas é a mão de Deus que realmente produz benção.

Raquel, visando reparar a injustiça cometida pelo seu pai, roubou os ídolos da sua casa. Estes ídolos não eram apenas estátuas com a finalidade de adoração. Eles eram uma espécie de recibo das terras. No entanto, o acordo de Jacó com Labão de que jamais voltaria às suas terras, impossibilitou o uso dos ídolos com esta finalidade. Não podemos reparar a injustiça com desonestidade. Nada justifica o roubo, a mentira ou a falta de caráter. É bem verdade que às vezes a justiça tarda, mas, como vimos na história de hoje, as atitudes desonestas causam mais prejuízos que vantagens.

É interessante notar que Deus se revelou a Labão para o alertar que não deveria fazer mal a Jacó. Disse Deus: "Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças"(Gn 31:29). Deus sabia que ameaças os promessas poderiam fazer Jacó desistir da viagem e voltar ao trabalho na casa de Labão. Não era plano de Deus que Jacó permanecesse naquele ambiente tóxico e que ali criasse seus filhos. Assim como também não é plano de Deus que seus filhos hoje permaneçam em ambientes doentios e danosos. Saber a hora de partir é mais importante do que ter onde ficar.

No capítulo de hoje aprendemos que Deus abençoa o trabalho com honestidade e permanece ao lado daqueles que o temem. Ele chama "Jacós" modernos. Aqueles que estão dispostos a saírem desta terra hostil em direção à terra da promessa. Você está quer dizer sim a Ele?

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui


Esboço da leitura:  

1. As bênçãos de Deus a Jacó provocaram conflitos, injustiça e insatisfação por parte da família de Labão contra Jacó.  
2. Deus instruiu Jacó a retornar à sua terra natal.  
3. Labão perseguiu Jacó, mas Deus interveio. Eles fizeram um pacto delineando seus limites e compromissos mútuos.  
Pontos para reflexão:
a. Na mesma terra onde Jacó prosperou, Labão empobreceu. A prosperidade é uma união entre esforço e bênção de Deus? (Leia Salmos 127:2)  
b. O acordo feito com Labão traçando limites claros foi importante para evitar conflitos futuros? Você acha importante impor limites claros em nossos relacionamentos?  
c. Assim como Jacó, podemos receber instruções de Deus ainda hoje? A Bíblia é uma forma eficaz de ouvir a voz do Senhor?