Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 34: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 34
Mas o seu coração foi atraído por Diná, filha de Jacó, e ele amou a moça e falou-lhe com ternura.(Gn 34:3)
Comentário Auxiliar:
A estadia de Jacó com sua família próximo a cidade chamada Siquém trouxe uma série de consequências desastrosas. O desejo de Diná por conhecer os costumes e o povo da terra a colocou em contato com o estilo de vida pecaminoso daquele povo. É precisamente nesse sentido que o apóstolo nos adverte: "não ameis o mundo e nem as coisas que nele há" (1Jo 2:15).

A postura de Siquém poderia parecer aceitável ao seu compatriotas, mas era ofensiva ao povo de Deus. Os costumes mundanos, que podem ser considerado apenas como culturais, frequentemente estão em desarmonia com os preceitos divinos. Os relacionamentos humanos pecaminosos buscam apenas satisfazer os desejos imediatos. Deus, no entanto, leva em consideração todos os aspectos da vida ao estabelecer o padrão de relacionamento. Nossos relacionamentos devem sim ser prazeroso. No entanto, não devemos desconsiderar as emoções dos outros em busca do nosso próprio prazer egoísta.

Siquém se viu apaixonado por Diná e ofereceu um precioso dote para se casar com ela. Este ato não era uma forma de compensação pelo dano causado, mas uma demonstração de seu grande interesse por ela. Quando aceitaram a circuncisão, os moradores daquela cidade também aceitaram a religião que instrui na adoração do único Deus verdadeiro. Sempre foi propósito de Deus que seus filhos influenciassem outras pessoas de maneira positiva.

A reação dos filhos de Jacó, Simeão e Levi, foi no mínimo desastrosa. A resposta violenta e covarde foi considerada por Jacó como uma traição aos siquemitas e a ele próprio. Por mais que o uso da força possa ser justificado em algumas situações visando a proteção da vida e da integridade física, jamais deve ser usado com a finalidade de promover justiça ou vingança.

Quando somos postos em contato com pessoas que não professam a mesmas fé que nós professamos, somos convidados por Deus a demonstrar princípios mais nobres e elevados. Não estamos no mundo com o objetivo de nos adaptarmos a ele. O nosso chamado é claro: "Vocês são a luz do mundo."(Mt 5:14). Você também deseja ser luz na vida de alguém hoje?

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.


Esboço da leitura:

1. Diná, filha de Jacó e Lia, foi desonrada por Siquém, príncipe de uma cidade vizinha, mas Siquém se apaixonou por Diná e a pediu em casamento, buscando reconciliação.  
2. Siquém e seu pai, Hamor, propuseram um pacto com Jacó e sua família. Eles aceitaram a circuncisão e fizeram uma aliança de paz.  
3. Os filhos de Jacó, Simeão e Levi, tramaram uma vingança traiçoeira matando os homens da cidade de Siquém e saqueando seus bens.  
Pontos para reflexão:
a. Este capítulo mostra uma sequência de erros e suas consequências devastadoras. Como a tragédia poderia ter sido evitada? A vingança foi a melhor saída?  
b. Qual deve ser o nosso posicionamento em relação às injustiças?  
c. Como devemos agir com alguém que errou, mas se arrependeu? Por que Deus não livrou Siquém das consequências do seu erro, mesmo após o arrependimento?