Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 35: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 35
Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. (Gn 35:2)
Comentário Auxiliar:
No capítulo de hoje vamos aprender sobre uma reforma espiritual. Depois do incidente com os siquemitas, Jacó só ficou extremamente receoso por si mesmo e pela sua família. Ele temia que os moradores daquela região se revoltassem contra eles devido ao ato de violência dos seus filhos.

Deus, então, tomou este incidente e os sentimentos de Jacó como um catalisador para iniciar uma reforma espiritual entre seu povo. A reforma espiritual abrangeu três elementos: primeiramente foram retirados os deuses estrangeiros, combatendo assim a idolatria. Em seguida, eles se purificaram e, por fim, mudaram as suas vestimentas. Jacó retirou todos os ídolos e as joias que eles usavam.

A disposição de Jacó em obedecer a ordem divina foi importante para que todo o povo pudesse se livrar definitivamente das influências pagãs. O próprio Jacó precisou rever suas atitudes e práticas.

Este capítulo nos mostra o processo de santificação. Desde o seu primeiro encontro com Deus, Jacó passou por muitas experiências e, em cada uma delas, precisou fazer transformações em sua vida. Por mais que professasse a fé no único Deus verdadeiro, ainda haviam mudanças que Deus desejava realizar. A nossa caminhada cristã não terminará até o nosso último suspiro ou até que Cristo venha nos buscar.

Em Betel, local do seu primeiro encontro com Deus, o Senhor renovou a Sua aliança com Jacó e fez grandes promessas mostrando que a Sua fidelidade permanecia. Jacó, por sua vez, ergueu um altar ao Senhor.

Este capítulo também narra a morte de pessoas amadas por Jacó. A morte, certamente, é um elemento comum a todos nós. Todos temos pelo menos um morto a lamentar. A morte, no entanto, para Deus, não é o ponto final da nossa história. A todos que têm perdas a lamentar é direcionada a promessa de 1 Tessalonicenses 4:14 a 17 " Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre."

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.


Esboço da leitura:

1. Deus ordenou a Jacó que subisse a Betel, onde ele deveria estabelecer um altar ao Senhor.  
2. Jacó purificou sua família, removendo ídolos, os ornamentos e mudando a vestimenta. Deus lhe apareceu novamente e reafirmou Suas promessas.  
3. Raquel morreu ao dar à luz Benjamim, e Isaque também faleceu, sendo sepultado por Jacó e Esaú.  
Pontos para reflexão:
a. Deus havia ordenado que Jacó voltasse a Betel quando ele ainda estava na casa de Labão, mas ele parou no meio do caminho em Siquém. Qual foi a consequência dessa desobediência? Por que é sempre melhor obedecer a Deus?  
b. A família de Jacó, apesar de desestruturada, ainda permanecia sob as promessas de Deus. Você crê que Deus tem planos para você e sua família também?  
c. A reforma espiritual ocorrida na família de Jacó envolveu mudanças visíveis como o vestuário e o abandono dos ídolos. A sua fé se manifesta de forma que as pessoas possam perceber?