Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 37: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 37

Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente. (Gn 37:4)

Comentário auxiliar:
No capítulo de hoje encontramos uma descrição da família de Jacó. O filho mais novo, fruto da sua amada, foi colocado em destaque na história e também recebia a preferência de Jacó. Ele “amava a José mais do que a todos os seus filhos”(Gn 37:3). O fato de que José trazia más notícias de seus irmãos a seu pai (Gn 37:2), fez com que ele fosse impopular entre seus irmãos. Este fato, unido à preferência do pai ainda foi potencializado por mais dois fatores:

1. Jacó fez uma túnica longa para José. Esta era a vestimenta dos príncipes. Um camponês não poderia vestir uma roupa assim e trabalhar na lida diária confortavelmente.
2. José tinha sonhos proféticos. Ele sonhava com sua proeminência sobre seus irmãos.

Estes fatos despertaram grande ira e seus irmãos "já não podiam lhe falar amigavelmente"(Gn 37:4). Alheio aos sentimentos dos seus filhos e aos riscos a que José estava exposto, Jacó enviou seu amado filho em busca de notícias dos seus irmãos. José prontamente obedeceu ao pai e partiu rumo ao encontro com seu destino.

A disposição de José em obedecer a seu pai em contraste com os sentimentos e atos dos seus irmãos mostram que José trazia consigo mais do que apenas a preferência do pai. Havia nele uma qualidade de caráter que o distinguia grandemente dos seus irmãos.

O plano de matar José teria sido executado se não fosse pela firmeza de Rúben em não participar deste ato. Neste fato vemos como uma atitude correta pode influenciar positivamente e mudar o destino de outras pessoas. Naquele dia a atitude de Rúben salvou a vida de José e livrou seus irmãos da pesada carga de um assassinato. Saiba que suas atitudes e posicionamentos estão influenciado muitas pessoas ao seu redor. Não desista de fazer o bem!

Seus irmãos venderam José para o Egito e causaram grande dor em seu idoso pai, mas a história não acabou aqui. No Egito as virtudes de José ainda seriam provadas e aprovadas. A dor da separação, as injustiças sofridas e o desprezo dos irmãos não foram argumentos suficientes para que José abandonasse os ensinos nobres do pai.

Assim como José, nós também precisamos escolher todos os dias se vamos permitir que prevaleça sobre nós o mal ou os ensinamentos do Pai celestial deixados em Sua Palavra, a Bíblia sagrada. Qual será sua escolha hoje?

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.



Esboço da leitura:

1. Jacó, agora chamado Israel, amou José mais do que seus outros filhos, causando ciúmes e conflitos entre os irmãos.  
2. José teve sonhos proféticos sobre sua supremacia, intensificando a inveja de seus irmãos, que planejaram matá-lo.  
3. Os irmãos de José o venderam a mercadores ismaelitas, que o levaram para o Egito, e simularam a sua morte. Jacó lamentou amargamente a perda do seu filho.  
Pontos para reflexão:
a. A família de Jacó parecia bastante disfuncional. Por que Deus escolhe usar pessoas tão problemáticas? Você acha que Deus pode te usar, apesar de seus problemas?  
b. Deus falou com José por sonhos, mas os sonhos potencializaram a inveja e a rivalidade. Você encontra dificuldades quando tenta falar da vontade de Deus? Como Deus nos fala hoje?  
c. A inveja dos irmãos se transformou em ódio e acabou em planos de morte. Por que não devemos alimentar maus pensamentos? Como você faz para não ocupar a sua mente com coisas ruins? (Leia Filipenses 4:8)