Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica Gênesis 45: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 45
José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles; depois, seus irmãos falaram com ele. (Gn 45:15)
Comentário auxiliar:
Este capítulo narra o emocionante momento em que, finalmente, José se revelou aos seus irmãos. Nesta história vimos o processo de cura emocional. José não pulou etapas. Ele passou por um processo terapêutico que envolveu o tempo, o cuidado, autoconhecimento e o principal: Deus.

José não estava tão distante da sua família e, como governador do Egito, cargo que já ocupava há 9 anos, poderia ter visitado a sua família. No entanto, penso que o tempo foi fundamental no processo. Quando pulamos etapas e tentamos restaurar o relacionamento com as feridas emocionais ainda abertas, podemos nos ferir mais e ferir outros ao mesmo tempo.

Depois desse primeiro processo José estava preparado para olhar seus irmãos, não mais com o rancor inicial, mas com um olhar cuidadoso. Ele não ignorou o acontecido, mas não ficou preso ao passado como refém. Cauteloso, ele deu várias oportunidades para que seus irmãos demonstrassem que estavam mudados. Somente depois de ver o cuidado deles com Benjamim e com o seu velho pai foi que José finalmente se revelou.

O mais importante em todo o processo, no entanto, foi que, além de todos os conflitos humanos, José consegui enxergar os propósitos de Deus. A covardia e as mentiras dos irmãos não faziam parte do plano de Deus, mas Ele cumpriu seus propósitos apesar delas. É muito bom saber que Deus pode agir em nós, através de nós e apesar de nós.

Depois do momento inicial com várias emoções florescendo "José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles" (Gn 45:15), em seguida José partiu para atitudes práticas. Ele já havia planejado um local para moradia da sua família e proveu recursos para que sua família fizesse a viagem. Ele também disse aos seus irmãos que não brigassem pelo caminho (Gn 45:24). Emoções são importantes, mas elas não substituem as ações.

Quando Jacó soube da notícia que José estava vivo, ficou animado. Suas forças se renovaram diante da possibilidade de rever seu amado filho perdido. Assim também é o desejo de Deus em nos reencontrar. Nós somos os Seus filhos perdidos e Ele está ansioso pelo dia em que, finalmente, estaremos face a face com Ele. Prepare-se para este encontro porque será maravilhoso.

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.


Esboço da leitura:

1. José, incapaz de conter suas emoções, revelou sua identidade aos seus irmãos, mostrando perdão e amor.  
2. Ele tranquilizou seus irmãos, explicando que Deus orquestrou tudo para preservar vidas durante a fome.  
3. O faraó instruiu José e seus irmãos a trazerem Jacó e suas famílias para o Egito, garantindo-lhes prosperidade.  
Pontos para reflexão:
a. A revelação de José aos seus irmãos é um momento poderoso de perdão e reconciliação. José compreendeu que tudo fez parte de um plano de Deus. Como a fé em Deus o ajudou a perdoar?  
b. José reconheceu a providência divina em todas as situações difíceis. O tempo o ajudou a compreender o propósito de Deus? Como você lida com a espera?  
c. José demonstrou seu desejo de união e restauração mesmo depois de traído. Perdão e restauração são possíveis mesmo em famílias desestruturadas como a de José?