Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Êxodo 16: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Êxodo 16
Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a uma terra habitável; comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã. (Ex 16:35)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre o milagre de maior duração que se tem notícia na Bíblia. Depois que os israelitas partiram de Elim (um oásis arborizado e banhado por frescas fontes de água) em direção ao inóspito deserto, o povo reclamou com Moisés e Arão por falta de alimento e água.

O Senhor imediatamente providenciou o pão do Céu. O alimento saboroso e nutritivos supriu as necessidades do povo por 40 anos. O nome maná vem da expressão hebraica מָן (man) que significa "o quê?"

A ordem de Deus para que guardassem o sábado é significativa por dois motivos: 1. Ter um dia para descansar oferecido por Deus (Ex 16:29) era um poderoso símbolo da libertação. Visto que a maioria deles veio da escravidão, este era um privilégio até então inalcançável. 2. O sábado já era um mandamento antes mesmo de ser proclamado no Sinai (Ex 16:28). Conhecido desde a criação (Gn 2:2, 3), o sábado sempre foi um lembrete da criação entre o povo de Deus.

É importante notar como os israelitas rapidamente se esqueceram da libertação e sentiram saudades do Egito. Diante da primeira dificuldade a escravidão e os maus tratos sofridos foram ignorados completamente e eles só se lembravam do alimento. Assim acontece também conosco. Diante da primeira dificuldade abandonamos a igreja alegando que o ambiente não nos agrada.

É bem verdade que a igreja nem sempre é o lugar acolhedor que deveria ser. Às vezes parece um deserto, mas devemos nos lembrar que o mundo também não é feito somente de flores. Muitos de nós chegamos na igreja feridos, maltratados e escravizados pelo pecado. Lá fomos cuidados, curados e libertos por Jesus. Não é quando abandonamos a igreja que ela se torna um lugar melhor, mas quando nos tornamos melhores e mais amorosos para com os nossos irmãos.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.



Esboço da Leitura:
1. No deserto, os israelitas murmuraram contra Moisés e Arão devido à falta de alimento. Deus respondeu enviando maná do céu para alimentá-los.  
2. Deus instruiu que o maná fosse coletado diariamente pela manhã, mas no sexto dia seria enviado em dobro para que nada fosse coletado no sábado.  
3. Algumas pessoas desobedeceram à ordem de Deus e foram repreendidas por sua falta de fé.  
Pontos para Reflexão:
a. O maná, enviado diariamente, simboliza a provisão divina. É Deus quem coloca alimento em nossa mesa todos os dias. Você costuma agradecer a Ele por suprir suas necessidades?  
b. Deus ofereceu aos israelitas um descanso no sábado, mesmo no deserto. Muitas pessoas ainda vivem escravizadas pelo trabalho. Você já separa um tempo para descansar e se aproximar de Deus?  
c. Coletar em dobro no sexto dia, confiando que o maná não estragaria, exigia obediência e fé. Como os princípios do descanso e da obediência ao sábado podem ser aplicados na sua vida hoje?