Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Êxodo 22: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Êxodo 22
Quando ele clamar a mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso. (Ex 22:27)
Comentário auxiliar:
Como no capítulo anterior, este capítulo apresenta diversas leis de cunho civil. Estas leis têm como objetivo proteger o patrimônio, a vida e despertar o povo para as responsabilidades sociais. Deus deixa claro que não iria tolerar nenhum tipo de injustiça social.

O Senhor havia prometido ao povo que lhes daria uma terra fértil onde eles poderiam viver tranquilamente e em paz. No entanto, eles também receberam responsabilidades sobre as quais Deus estaria atento e lhes cobraria pelo bom uso dos recursos.

Se a terra seria produtiva, não haveria necessidade de roubar. Portanto, quem roubasse deveria devolver o que roubou e acrescentar 4 vezes mais. Esta seria uma maneira de desestimular qualquer ação nesse sentido. Afinal, a matemática simples jamais favoreceria o criminoso.

Além de não roubar, eles não deveriam desamparar as viúvas ou estrangeiros que estivessem necessitados entre eles. Deus se colocou como defesa em favor destes.

Todos nós, o Israel espiritual de Deus, também recebemos privilégios e responsabilidades que não devemos negligenciar. Deus, através do Seu Filho, nos ofereceu vida e salvação gratuitamente. Ele nos deu uma herança eterna e nos responsabiliza pela proclamação desta salvação e deste reino aos desamparados espiritualmente. Como você tem se envolvido nesta missão? Você está cumprindo a sua parte nesta obra? Ore a Deus para que Ele lhe mostre como você pode participar ativamente da pregação do evangelho.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura:  
1. Deus regulamentou situações como furtos, danos e outras transgressões.  
2. A legislação priorizou a restituição e compensação para reparar as injustiças.  
3. A idolatria e a opressão dos vulneráveis foram condenadas, refletindo a santidade exigida por Deus.  
Pontos para Reflexão:
a. A ênfase na restituição e compensação é marcante. Se hoje os ladrões fossem obrigados a devolver o dobro do que roubaram, será que os crimes diminuiriam?  
b. Deus condenou a opressão, destacando a necessidade de justiça. O cristão deve ser justo em seus negócios? A honestidade reflete nossa fé e dá um bom testemunho?  
c. A proteção aos vulneráveis é um tema recorrente. Quem são os vulneráveis na nossa sociedade? Como podemos agir para promover justiça e proteção a eles?