Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Gênesis 48: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Gênesis 48
Nunca pensei que veria a sua face novamente, e agora Deus me concede ver também os seus filhos (Gn 48:11)
Comentário auxiliar:
Quando José ficou sabendo que seu pai estava doente, "ele foi vê-lo, levando consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim." (Gn 48:1). Diante de José e seus dois netos Jacó começou a relembrar as promessas que Deus o havia feito no passado. Em seguida deu aos filhos de José a benção paterna. Com esta benção os filhos de José teriam direito à herança de Jacó como se fossem filhos e não netos. No entanto, a pergunta que fica é: Que herança? Afinal, Jacó não possuía um palmo de terra se quer. Ele havia se mudado para o Egito e lá vivia como peregrino. Como alguém assim poderia oferecer herança?

A herança de Jacó era a promessa que Deus lhe havia feito. Quando o Senhor lhe apareceu na terra de Canaã o abençoou dizendo: "Eu o farei prolífero e o multiplicarei. Farei de você uma comunidade de povos e darei esta terra por propriedade perpétua aos seus descendentes". (Gn 48:4). Jacó tomou posse desta herança com base apenas na fé. "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hb 11:1). A fé não é crer no que se pode ver, mas ver aquilo que crê.

Como deveria acontecer, José colocou seu filho mais velho sobre a mão direita do seu pai, mas Jacó inverteu as mãos dando uma benção superior ao filho mais novo. A mão direita, nesta cultura, representa a força, o trabalho e a provisão. Assim, aquele que se coloca sob a mão direita recebe a benção da proteção e das provisões do abençoador. Não sabemos por que Jacó inverteu as mãos naquele momento, mas o futuro mostrou que os descendentes de Manassés foram rebeldes contra Moisés e, por isso, grande parte deles morreu no deserto.

Três coisas importantes aprendemos com este capítulo:
1. Podemos, pela fé, tomar posse hoje mesmo da herança que nos foi prometida por Jesus. O reino do céu começa hoje para quem tem fé.
2. A mão direita do Senhor está sobre todos os que, pela fé, entram na herança de Jacó (Is 41:10; 58:13, 14)
3. Assim como Jacó, podemos confiar em Deus com base em tudo que Ele já realizou no passado. "Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos como Deus tem nos conduzido no passado." (Ef, 42)

Leia os comentários dos capítulos anteriores clicando aqui.


Esboço da leitura:

1. José foi informado de que Jacó estava doente e foi vê-lo, levando seus dois filhos, Manassés e Efraim.  
2. Jacó abençoou os filhos de José como se fossem seus próprios filhos, colocando Efraim à frente de Manassés.  
3. Jacó reafirmou a promessa da terra a José e, por meio de Efraim e Manassés, deu a José uma porção dobrada da herança.  
Pontos para reflexão:  
a. A bênção de Jacó carregava consigo um caráter profético. Suas palavras previam o futuro dos netos. Isso não é uma evidência poderosa da inspiração da Bíblia e da sabedoria de Deus?  
b. Mesmo em sua enfermidade, Jacó expressou confiança nas promessas de Deus. Você também crê nas promessas de Deus? Que tipo de herança você espera receber do Senhor?  
c. A atitude de Jacó ao adotar os filhos de José é semelhante ao que Deus faz por nós. Por meio de Jesus, somos adotados como filhos (João 1:12). Como você se sente sabendo que participa da herança de Deus?