Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Levítico 10: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Levítico 10
Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro (Lv 10:10)
Comentário auxiliar:
No capítulo de hoje lemos sobre a curta e triste história dos sacerdotes Nadabe e Abiú, filhos de Arão. Depois da consagração, que durou sete dias. Após6 repetidas e detalhadas instruções de Moisés sobre a santidade do local onde eles deveriam oficiar e do rigor com que deveriam tratar o ritual do santuário, eles profanaram o local trazendo sobre si o juízo de Deus.

As claras instruções dadas por Deus e a elevadas posição dos irmãos tornaram mais grave o seu pecado contra Deus. "Abaixo de Moisés e Arão, Nadabe e Abiú eram os mais preeminentes em Israel. Tinham sido honrados de modo especial pelo Senhor, tendo-se-lhes permitido juntamente com os setenta anciãos verem Sua glória no monte. Sua transgressão não deveria, entretanto, desculpar-se ou ser considerada levianamente. Tudo isto tornava mais ofensivo o seu pecado" (PP 256).

Todo conhecimento nos chama à responsabilidade. Há os que pensam que uma obediência parcial fazendo "quase" aquilo o que Deus manda é suficiente. É um grande e terrível engano arquitetado por Satanás pensar que uma mudança mínima nos mandamentos de Deus é aceitável, mas não é! Em toda a história do povo de Deus a obediência parcial foi motivo de grande ruína. Jesus, dirigindo-Se aos líderes do povo, fez severas advertências quanto à obediência parcial dizendo: "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade" (Mt 23:23).

Depois do ocorrido, o Senhor proibiu o consumo de álcool por aqueles que deveria ter parte no serviço sagrado. A ordem, aparentemente desconexa do texto anterior, nos dá evidências sobre a causa do desleixo dos irmãos. O álcool atua no cérebro humano deixando-o suscetível à distrações. Como cristãos que, por preceito e exemplo, professam a elevada posição de representantes de Cristo na terra, não devemos andar distraídos ou embriagados por álcool ou outros vícios menos evidentes. Pelo contrário, a Bíblia nos chama à sobriedade e à vigilância constantes (1 Pedro 5:8-9).

Arão e seus outros filhos deram continuidade aos ritos ordenados por Deus através de Moisés. Apesar da ordem para não demonstrarem o seu luto publicamente, o final do capítulo demonstra que eles se entristeceram e não comeram naquele dia. Há momentos em que somente Deus pode nos compreender. Para que a justiça fosse feita, Arão precisou perder seus filhos e isso lhe partiu o coração. Deus também precisou entregar Seu único Filho a fim de que a justiça fosse executada trazendo misericórdia a nós, pecadores. Deus sabe a dor de perder.

Talvez você também tenha uma dor que somente Deus pode curar. Saiba que Ele nos compreende mais do que nós mesmos. Entregue a Ele as suas lutas e encontre descanso nos Seus braços de amor.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.