Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Levíticos 12: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Levítico 12
Diga aos israelitas: Quando uma mulher engravidar e der à luz um menino, estará impura por sete dias, assim como está impura durante o seu período menstrual. (Lv 12:2)
Comentário auxiliar:
No capítulo de hoje aprendemos sobre as impurezas cerimoniais relativas ao parto. Uma leitura superficial pode nos levar a pensar que há algum preconceito misógino neste texto. É bem verdade que não temos uma resposta segura quanto ao motivo pelo qual a mulher permanecia isolada por mais tempo quando o parto era de uma menina, mas a impureza não era uma exclusividade das mulheres. Os homens também ficariam impuros caso tivessem fluxo seminal (Lv 15:16-18). O texto de hoje pode ser melhor compreendido se nos aprofundarmos na cultura sob a qual ele foi escrito. Segue uma citação do comentário bíblico adventista:

"Nos tempos antigos, as mulheres não tinham muita alegria na vida. Elas faziam a maior parte no trabalho árduo que cabia aos homens. Isso ainda acontece em muitos países, onde tanto o trabalho de casa quando o de campo são feitos pelas mulheres. Dava-se pouca consideração por ocasião do parto e, na verdade, elas eram tratadas de modo desumano, conforme o costume. Foi sob tais condições que Deus fez provisão para as mães de Israel, prescrevendo-lhes um período de relativo repouso e isolamento durante algumas semanas. elas deviam desfrutar repouso e calma, enquanto recuperavam as forças. As normas do parto neste capítulo mostram o terno cuidado de Deus pelas mães." (CBASD, vol. 1, p. 820, 821.)

A melhor maneira encontrada por Deus de permitir que as mulheres tivessem descanso após o parto ou no período menstrual, portanto, foi instituir uma lei neste sentido. Do contrário elas estariam sujeitas ao trabalho árduo e às investidas sexuais em um período de dores.

As impurezas cerimoniais, geralmente, estavam relacionadas à morte. Eram instituídas quando alguém tocava em um cadáver de pessoa ou animal. Aqui elas estão relacionadas ao nascimento. Os comentaristas tratam este tema de duas maneiras distintas. A primeira relaciona a impureza ao sangramento que, se fosse contínuo poderia estar relacionado à alguma doença que poderia sim levar à morte. A segunda é mais complexa e se relaciona com o fato de que todos nós nascemos condenados à morte devido ao pecado (Sl 51:5 e Rm 5:12). Sendo assim, todo nascimento é o prenúncio de uma morte.

O capítulo termina falando sobre a oferta de purificação. Geralmente um cordeiro e uma ave eram oferecidos, mas quem não tivesse recursos para oferecer um animal caro como um cordeiro, poderia oferecer duas aves. Deste modo os pobres também teriam oportunidade para ofertar. "A mais célebre das ofertantes pobres é a própria mãe de Jesus, Lc 2.24." (Bíblia Shedd.)

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.