Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Levíticos 2: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Levítico 2
Tempere com sal todas as suas ofertas de cereal. Não exclua de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus; acrescente sal a todas as suas ofertas. (Lv 2:13)
Comentário auxiliar sobre Levítico 2:
No capítulo de hoje lemos sobre um tipo de oferta diferente das ofertas de ontem. Ontem falamos sobre as ofertas de animais, que são uma representação do sacrifício de Jesus que, por nossos pecados, foi sacrificado. Tanto as ofertas de animais como as ofertas de cereais eram chamadas de קָרְבָן (qorban) - Que significa aproximação.

Hoje, no entanto, vamos falar sobre uma oferta de cereais. Estas eram voluntárias e representavam a gratidão a Deus. Cada pessoa poderia levar quando quisesse, quanto quisesse e se quisesse levar. Estas eram chamadas de מִנְחָה (minchah) e eram usadas na antiguidade para presentear autoridades, governantes (Gn 43:11) ou como uma forma de pagamento de imposto de uma nação dominada em favor da dominadora (2 Sm 8:2, 6). Neste contexto, no entanto, as ofertas eram usadas com finalidade litúrgica e como forma de adoração. Uma pequena parte da oferta era queimada e o restante ficava para a alimentação dos sacerdotes. Estas ofertas garantiam o sustento daqueles que trabalhavam para o funcionamento do templo.

Era proibido ofertar ao Senhor algo fermentado ou temperado com mel. Esta ordem tem dois motivos específicos: O primeiro é que a fermentação é um processo feito por fungos que degrada o produto e, depois de algum tempo, torna o alimento inapropriado para o consumo. Como este produto ficava armazenado para a alimentação dos sacerdotes, não deveria se deteriorar. O segundo motivo é pedagógico. "O fermento é símbolo da corrupção [apodrecimento]. Jesus disse: 'acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia' (Lc 12:1). … O mel, do mesmo modo que o fermento, era usado para levedar, especialmente na preparação do vinagre. Os intérpretes associam, geralmente, o mel aos desejos da carne, que podem, de fato, ser prazerosos, mas contêm em si elementos de corrupção e são destrutivos à vida espiritual." - CBASD, vol. 1, p. 778.

Em oposição ao fermento e ao mel que facilitam a decomposição, temos o sal. No passado o sal era usado como meio de preservar o alimento. Da palavra sal temos, por exemplo, a palavra salvação. "O sal é um bom símbolo da atividade de Deus na vida de uma pessoa, porque ele penetra, preserva e auxilia na cura. Deus quer ser ativo em sua vida. Deixe Ele se tornar parte de você, penetrando cada aspecto de sua vida, preservando você do mal em volta e curando você de seus pecados e deficiências. … Em países árabes um acordo era selado com um presente de sal para mostrar a solidez e permanência do contrato. Em Mt 5:13 os crentes são chamados a ser 'o sal da terra'. Deixe que o sal que você usa todo dia te lembre que você faz parte do povo da aliança de Deus, que ativamente ajuda a preservar e purificar o mundo." - Life Application Study Bible NVI.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.