Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Levítico 3: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Levítico 3
Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que vivam: Não comam gordura alguma, nem sangue algum. (Lv 3:17)
Comentário auxiliar:
No capítulo de hoje aprendemos sobre outro tipo de oferta. Até aqui aprendemos sobre a oferta de holocausto (totalmente queimada) e sobre a oferta de cereais (oferecida por gratidão totalmente oferecida ao santuário). A oferta de hoje é a de comunhão. A diferença entre as duas primeiras, que eram totalmente entregue ao templo, a oferta da comunhão servia de alimento para os sacerdotes e também para o ofertante. Ou seja, quem levava a oferta também poderia comer da carne depois de preparada.

A oferta da comunhão também representava Jesus. É Ele quem reestabelece a comunhão entre o pecador e Deus desfazendo a separação causada pelo pecado nos convidando à casa do Pai (Jo 14:1-3).

Os ritos do santuário, além de pedagógicos, tinham também uma função dietética. Diferente das nações pagãs, que se alimentavam de carne crua, de vísceras e de gordura, o povo de Deus deveria consumir o seu alimento totalmente preparado no fogo (Lv 3:9-11). A proibição de consumir gordura, vísceras e sangue (Lv 3:17) foi instituída também com a finalidade de preservar a saúde física dos adoradores mostrando que Deus, como pai amoroso, instrui "para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma." (3 Jo 1:2).

Hoje, por meio da ciência e do avanço do conhecimento, nós podemos reconhecer os benefícios de uma dieta livre de gordura na preservação da saúde física do povo evitando doenças, mas no passado eles eram totalmente ignorantes a respeito desses fatos. Assim, aqueles que obedeciam a Deus faziam uso de uma sabedoria além do conhecimento dos seus dias. Assim também acontece conosco hoje. Em muitos momentos não sabemos exatamente porque Deus nos pede algo. No entanto, "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento" (Pv 9:10). "A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes" (Sl 19:7).

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.