Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Levíticos 22: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Levítico 22
Não tragam nenhum animal defeituoso, porque não será aceito em favor de vocês. (Lv 22:20)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre a santidade do ofício sacerdotal a Deus em favor dos pecadores. Os sacerdotes, os sacrifícios e os ritos do santuário eram representações de Jesus em Seu ministério no santuário celestial (Hb 8:1-2). Paulo disse: "Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo" (Cl 2:17). Sendo assim, a perfeição do ministério de Cristo deveria ser reapresentada por seres que nem sempre são perfeitos. As regras deste capítulo nos lembram exatamente sobre a fragilidade humana em contraste com a perfeição de Cristo. A profanação do rito poderia transmitir a mensagem de maneira equivocada criando uma falsa percepção do plano da salvação.

Como representar o perfeito através da imperfeição? Pensando sobre isso Deus estabeleceu regras que separavam o impuro do que era sagrado. A separação duraria apenas até o por do sol, mas deveria ser rigorosamente respeitada. As ofertas poderiam ser consumidas apenas pela família sacerdotal. Nenhum estranho poderia fazer uso deste alimento. O alimento era o único bem que os sacerdotes possuíam. Eles não poderiam se envolver com negócios ou possuir terras. O pedaço de terra que foi determinado para eles servia apenas para moradia.

"Os israelitas deviam estar bem familiarizados com os sacerdotes do Egito. Sacerdotes egípcios estavam interessados principalmente na política. Eles viam a religião como um caminho para obter poder. Portanto, os israelitas estariam desconfiados quanto ao estabelecimento de uma nova ordem sacerdotal. Mas Deus queria que Seus sacerdotes servissem a Ele e ao povo. Seu trabalho era religioso – ajudar o povo a se aproximar de Deus e adorá-Lo. Eles não poderiam utilizar de sua posição para obter poder porque não lhes era permitido possuir terras ou tomar dinheiro de quem quer que fosse. Todas essas orientações tranquilizavam o povo e ajudavam os sacerdotes a atingir seu propósito." (Life Application Study Bible).

Os sacrifícios também deveriam ser perfeitos. Primeiro porque representavam a Cristo, mas também porque eram oferecidos a Deus. Um sacrifício defeituoso não representaria a Cristo em Sua perfeição e seria um insulto a Deus (Ml 1:8-9, 13-14). Nem mesmo um governante terreno se sentiria honrado com um animal defeituoso.

O chamado ao sacerdócio no passado era feito somente aos descendentes de Levi, mas hoje é feito a todos os que fazem parte da família de Jesus. Cada um de nós, que aceita sobre si o nome de Cristo para ser chamado de cristão, recebe o chamado ao sacerdócios real (1Pe 2:9). Como os sacerdotes do passado, temos a função de aproximar as pessoas de Cristo e honrar o Seu nome. Assim, o chamado à santidade é feito também a cada um de nós.

Como você pode demonstrar ao mundo que você diferente sem parecer arrogante? O que você tem feito para cumprir o seu chamado sacerdotal para que, através de você, as pessoas conheçam mais sobre Jesus e Seu ministério?
Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.