Texto Bíblico: Levítico 25
Neste capítulo aprendemos sobre o ano sabático e o ano do jubileu. O ano sabático vem da palavra שבת (shabbat) que é traduzida como sábado e significa originalmente descanso. O povo de Israel deveria ter um ano de descanso a cada seis anos de trabalho. A palavra jubileu vem da palavra יוֹבֵל (yobel). Esta palavra pode referir-se ao carneiro, cujo chifre foi usado para anunciar o ano festivo. Há estudiosos, no entanto, que acreditam que a origem da palavra está no verbo de voltar, pois os escravos voltavam a seu estado anterior de liberdade, não sendo mais servos de homens e sim apenas do Criador; e os terrenos também voltavam aos proprietários originais.
O ano sabático era uma oportunidade para lembrar aos israelitas sobre o cuidado de Deus. Tudo que eles possuíam ou colhiam da terra não era fruto do seu próprio esforço ou habilidades, mas da providência de Deus. Mesmo quando não trabalhavam, o alimento lhes seria fornecido. Aqui também encontramos um símbolo da salvação unicamente pela graça. É Deus quem providencia o fruto da nossa salvação através de Jesus Cristo (Ef 2:8, 9).
O ano do jubileu caracterizava-se por três obrigações que recaíam sobre a nação inteira:
1. Abstenção de qualquer trabalho agrícola.
2. Liberdade incondicional para todo escravo hebreu.
3. A devolução de todos os campos aos seus proprietários originais.
O mandamento do jubileu deveria manter a igualdade social em Israel e, por meio desta prática, não haveria quem acumulasse para si muitos bens e também não deveria haver pessoas excessivamente pobres. Em Israel as pessoas não poderiam vender suas terras, mas apenas arrendar. A cada 50 anos as terras deveriam ser devolvidas aos seus proprietários originais ou aos seus familiares mais próximos. Sendo assim, cada pessoa receberia novamente a chance de recomeçar.
Alguém que ficasse muito pobre por alguma circunstância também poderia vender a sua mão de obra. Ele receberia determinado valor e depois prestaria serviços como escravo ao pagador, mas no ano do jubileu ele deveria ser liberto com toda a sua família. Sendo assim, a servidão seria apenas temporária.
Uma figura interessante que aparece no texto é o parente próximo que deveria resgatar a terra ou o familiar vendido como escravo. O resgatador deveria utilizar os seus próprios recursos para promover a liberdade de seu familiar. O termo hebraico גָּאַל significa também redentor. Jó utilizou esta palavra para se referir a Jesus dizendo: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25).
Jesus veio a este mundo para Se tornar nosso parente de sangue e ser nosso Resgatador. O nosso Redentor brevemente vai se levantar sobre a terra e nos livrar do cativeiro do pecado. Ele nos resgatará porque nos comprou para Si pelo preço inestimável do Seu sangue. Ele virá!
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"Consagrem o quinquagésimo ano e proclamem libertação por toda a terra a todos os seus moradores. Este lhes será um ano de jubileu, quando cada um de vocês voltará para a propriedade da sua família e para o seu próprio clã." (Lv 25:10)Comentário auxiliar:
Neste capítulo aprendemos sobre o ano sabático e o ano do jubileu. O ano sabático vem da palavra שבת (shabbat) que é traduzida como sábado e significa originalmente descanso. O povo de Israel deveria ter um ano de descanso a cada seis anos de trabalho. A palavra jubileu vem da palavra יוֹבֵל (yobel). Esta palavra pode referir-se ao carneiro, cujo chifre foi usado para anunciar o ano festivo. Há estudiosos, no entanto, que acreditam que a origem da palavra está no verbo de voltar, pois os escravos voltavam a seu estado anterior de liberdade, não sendo mais servos de homens e sim apenas do Criador; e os terrenos também voltavam aos proprietários originais.
O ano sabático era uma oportunidade para lembrar aos israelitas sobre o cuidado de Deus. Tudo que eles possuíam ou colhiam da terra não era fruto do seu próprio esforço ou habilidades, mas da providência de Deus. Mesmo quando não trabalhavam, o alimento lhes seria fornecido. Aqui também encontramos um símbolo da salvação unicamente pela graça. É Deus quem providencia o fruto da nossa salvação através de Jesus Cristo (Ef 2:8, 9).
O ano do jubileu caracterizava-se por três obrigações que recaíam sobre a nação inteira:
1. Abstenção de qualquer trabalho agrícola.
2. Liberdade incondicional para todo escravo hebreu.
3. A devolução de todos os campos aos seus proprietários originais.
O mandamento do jubileu deveria manter a igualdade social em Israel e, por meio desta prática, não haveria quem acumulasse para si muitos bens e também não deveria haver pessoas excessivamente pobres. Em Israel as pessoas não poderiam vender suas terras, mas apenas arrendar. A cada 50 anos as terras deveriam ser devolvidas aos seus proprietários originais ou aos seus familiares mais próximos. Sendo assim, cada pessoa receberia novamente a chance de recomeçar.
Alguém que ficasse muito pobre por alguma circunstância também poderia vender a sua mão de obra. Ele receberia determinado valor e depois prestaria serviços como escravo ao pagador, mas no ano do jubileu ele deveria ser liberto com toda a sua família. Sendo assim, a servidão seria apenas temporária.
Uma figura interessante que aparece no texto é o parente próximo que deveria resgatar a terra ou o familiar vendido como escravo. O resgatador deveria utilizar os seus próprios recursos para promover a liberdade de seu familiar. O termo hebraico גָּאַל significa também redentor. Jó utilizou esta palavra para se referir a Jesus dizendo: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25).
Jesus veio a este mundo para Se tornar nosso parente de sangue e ser nosso Resgatador. O nosso Redentor brevemente vai se levantar sobre a terra e nos livrar do cativeiro do pecado. Ele nos resgatará porque nos comprou para Si pelo preço inestimável do Seu sangue. Ele virá!
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Levítico 25, explicação, sermão, cristocêntrico, Reavivados, Palavra, Adventista, Igreja, sacrifício, oferta, cerimonial, lei, Ano, Jubileu, Sabático