Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Levítico 26: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Levítico 26
Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo. (Lv 26:12)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre as bênçãos da fidelidade e as consequências danosas da infidelidade a Deus. Sob o amparo de Deus há saúde, prosperidade e segurança, mas ao contrário do que muitos pensam e até pregam por aí, as bênçãos da fidelidade não são frutos de uma troca ou somente da ação sobrenatural de Deus. O sobrenatural é apenas um dos meios pelos quais Deus pode agir.

Muitas das leis estabelecidas por Deus tinham o objetivo de preservar a saúde física do Seu povo por meios naturais. A dieta alimentar, o descanso e a assepsia faria com que eles fossem naturalmente saudáveis. Hoje, com o avanço do conhecimento na área da medicina, podemos facilmente compreender a motivação de Deus em cada um dos mandamentos de saúde. Sendo assim, a saúde prometida por Deus seria um fruto natural da obediência.

Deus também orientou ao Seu povo quanto ao uso honesto das medidas e da prática da justiça. Com base nas leis juntas e na prática do bem o povo poderia ganhar a confiança das nações ao redor que desejariam negociar com eles. Ainda hoje sabemos que a honestidade traz muitos benefícios a longo prazo. Uma empresa que respeita os seus clientes e oferece produtos e serviços de qualidade sobrevive por muito tempo no mercado. Eram estes os planos de Deus para a nação escolhida.

Por outro lado, a região para onde Deus estava levando o Seu povo é, predominantemente, árida. Além disso é uma importante rota comercial e militar que muitas vezes foi, e ainda é, disputada através da guerras. Observando este contexto, seria pouco provável que aquele lugar fosse um lugar de prosperidade e paz. Então Deus estava propondo que, sempre que eles quisessem estar sob o Seu governo, Ele os defenderia contra seus inimigos de guerra e traria chuva no tempo certo para que os celeiros estivessem sempre cheios.

O resumo deste capítulo é que Deus sempre vai respeitar a nossa vontade. Quando rejeitamos as leis de Deus estaremos sujeitos às adversidades deste mundo. Ele não vai nos punir, mas vai respeitar o nosso desejo e manter a distância que nós mesmos estabelecemos. Por outro lado, quando desejamos que Ele governe a nossa vida vamos aceitar as Suas Leis. Com as Leis do Senhor receberemos também as bênçãos naturais. Deus, no entanto, não está preso às leis naturais. Sempre que necessários Ele vai agir de maneira sobrenatural para que tenhamos saúde, paz e segurança.

O maior ato sobrenatural de Deus foi a salvação. Ele andou no meio de nós como homem, pagou o preço pelos nossos pecados ao morrer no nosso lugar. Hoje, eu e você podemos experimentar a salvação porque o preço foi pago. Você quer experimentar o sobrenatural de Deus?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.