Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Números 10: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Números 10
Sempre que a arca parava, ele dizia: 'Volta, ó Senhor, para os incontáveis milhares de Israel'. (Nm 10:36)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre três assuntos: As trombetas de prata, a partida do Monte Sinai e o convite de Moisés para que seu sogro, que era midianita, partisse com os israelitas.
As duas trombetas de prata tinham uma função muito importante para a organização da comunidade israelita. Era através delas que o povo poderia receber os comandos rapidamente. Cada vez que as trombetas eram tocadas de uma maneira específica o povo se preparava para reagir de uma maneira diferente. Portanto, era muito importante que a mensagem transmitida pelas trombetas fosse clara e objetiva.

Na continuidade o texto narra a partida dos israelitas do monte Sinai. Foi aos pés do monte Sinai, onde Deus havia promulgado as Suas leis, que o povo havia se organizado como nação. Eles chagaram ao monte como um bando de escravos fugitivos e partiram como uma grande nação. Foi no monte Sinai que eles receberam as leis de Deus e as receberam instruções para a construção do santuário.

O convite feito por Moisés ao seu sogro no versículo 29 representa a missão da nação de Israel e a nossa missão como igreja. "Estamos de partida", "vem conosco", "te faremos bem", "o Senhor nos prometeu". Essas são palavras de salvação a todas as pessoas que desejam se aproximar do Deus verdadeiro. Assim como eles, Deus nos organizou para que fôssemos "um reino de sacerdotes" (Ex 19:6).

Essa é nossa missão hoje, individual e como igreja. Devemos fazer soar de maneira clara a trombeta que anuncia a breve vinda do Senhor a todas as nações, tribos e línguas (Mt 24:14).

Como você tem representado seu papel de arauto do evangelho aos que vivem ao seu lado?


Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura:
1. Deus instruiu Moisés a fabricar duas trombetas de prata para uso na convocação do povo. Os diferentes sons indicavam diferentes convocações.
2. Moisés convidou Hobabe, que era nômade, para ajudar os israelitas na jornada pelo deserto.
3. O povo partiu do Sinai em direção à Terra Prometida.
Pontos para Reflexão:
a. As trombetas eram utilizadas para comunicar eventos e instruções. Hoje, através da pregação do evangelho, nós tocamos ao mundo as trombetas com os avisos de Deus. É importante anunciar tudo de acordo com as instruções de Deus? Qual é o perigo de dar um som diferente?
b. O convite feito por Moisés no versículo 29 representa a missão da nação de Israel e a nossa missão como igreja. "Estamos de partida", "vem conosco", "te faremos bem", "o Senhor nos prometeu". Como podemos cuidar para que as pessoas queiram permanecer na igreja caminhando à Terra Prometida conosco? Você está firme nesta caminhada?
c. Essa é nossa missão hoje, individual e como igreja. Devemos fazer soar de maneira clara a trombeta que anuncia a breve vinda do Senhor a todas as nações, tribos e línguas (Mt 24:14).