Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Números 13: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Números 13
Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: 'Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!' (Nm 13:30)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre a primeira incursão feita pelos israelitas à terra de Canaã. Moisés concordou em enviar doze homens, um de cada tribo, a pedido do povo (Dt 1:22, 23). Os espias trouxeram frutos que comprovavam que a terra era fértil, mas ao mesmo tempo trouxeram palavras de desânimo.

A fé dos israelita ficou abalada porque passaram a focar nas dificuldades e não nas promessas de Deus. Os espias disseram que era impossível conquistar a terra.

Apenas Josué e Calebe se mostravam confiantes. A fé destes dois não era sem motivo. Eles se lembravam de como o Senhor os havia libertado do Egito e, ao olhar para a terra adiante dos seus olhos com tantos desafios, sabiam que o mesmo Deus os conduziria. Isso fez com que eles tivessem uma atitude positiva.

Palavras de desânimo podem ser realmente nocivas porque se espalham e causam paralisia. Sempre que desviamos nosso foco de Deus e das Suas promessas corremos o risco de cair na mesma armadilha. No entanto, como Josué e Calebe, podemos olhar para trás e, através da nossa própria vida ou das histórias bíblicas, ver como Deus cuida dos Seus em momentos difíceis. Ele ainda é o mesmo Deus e ainda nos ama tanto quanto antes.

Você tem algum gigante a vencer? Por maior que seja o seu gigante, Deus é maior. Para Deus não há impossível (Lc 1:37). Creia!


Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura:  
1. Moisés enviou doze espias, um de cada tribo, para explorar a Terra Prometida.  
2. Eles trouxeram frutos da terra, mas a maioria relatou a presença de gigantes, dizendo que se sentiram como gafanhotos diante deles.  
3. Josué e Calebe, porém, mantiveram uma perspectiva de fé, confiando na capacidade de Deus de lhes dar a terra.  
Pontos para Reflexão:
a. A missão dos espias era explorar a terra, mas a maioria focou nos obstáculos em vez das bênçãos. Como o nosso foco pode mudar a nossa visão de mundo? Você costuma focar mais nas vitórias ou nas dificuldades?  
b. Josué e Calebe diferiram dos outros espias ao confiar na promessa de Deus. A fé deles não era uma fé cega. O passado recente testemunhava o poder de Deus. Como as vitórias de Deus no passado podem nos ajudar a crer nas promessas para o futuro?  
c. A negatividade dos espias influenciou a nação, gerando medo e descrença. Por que é mais fácil propagar coisas ruins do que esperança? Você tem sido um agente de esperança?