Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Número 15: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Números 15
A mesma lei e ordenança se aplicará tanto a vocês como ao estrangeiro residente (Nm 15:16)
Comentário auxiliar:
Nesse capítulo lemos sobre as ofertas de cereais que deveriam ser apresentadas juntamente com as ofertas pelo pecado ou com as ofertas voluntárias.

As ofertas de cereais representam a gratidão a Deus. Estas leis deveriam entrar em vigor apenas quando os israelitas entrassem na terra prometida. É muito significativo que Deus tenha dado a essas leis imediatamente após a rebelião do capítulo anterior. Isso significa que Deus estava reafirmando a aliança feita com eles.

A mesma lei deveria ser aplicada tanto aos israelitas quanto aos estrangeiros sem distinção. Sabemos que Deus é justo e não tolera o pecado, mas Ele também é misericordioso para com aqueles que se arrependem e guardam os seus mandamentos. O Senhor sempre nos oferece uma segunda chance, nós sempre temos oportunidades de voltar atrás e sempre podemos recomeçar.

No entanto, para nós, as coisas nem sempre são assim. Às vezes o ser humano pode ultrapassar uma linha sem returno. A parte final do capítulo fala exatamente sobre isso. Uma pessoa que pegou contra o Senhor com rebeldia transgredindo o quarto mandamento, o sábado, acabou sendo apedrejada.

Quando a voz do Senhor nos chama de volta o caminho mais curto de volta é quando retornamos imediatamente. Esta é uma decisão que não deve ser adiada.


Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura:  
1. Deus orientou Moisés sobre as ofertas a serem apresentadas quando o povo entrasse na Terra Prometida e estabeleceu a diferença entre o pecado voluntário e o involuntário.  
2. Sob as ordens de Deus, um homem foi condenado à morte por transgressão do sábado, o quarto mandamento.  
3. Deus ordenou o uso de franjas nos vestuários como lembrete dos mandamentos.  
Pontos para Reflexão:
a. Depois que o povo duvidou da entrada na Terra Prometida, Deus estabeleceu leis que seriam cumpridas apenas em Canaã. Com isso, Deus estava reforçando Suas promessas?  
b. A diferença entre os tipos de pecado destaca a distinção entre um erro ocasional e um pecado premeditado. A permanência voluntária no pecado pode nos excluir da congregação dos salvos? Qual é a relação entre arrependimento e mudança de atitude?  
c. A punição severa por uma quebra do mandamento do sábado nos lembra que o pecado pode nos levar à morte (Rm 6:23). Como podemos nos livrar da condenação? Leia Provérbios 28:13.