Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Números 3: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Números 3
Eu mesmo escolho os levitas dentre os israelitas em lugar do primeiro filho de cada mulher israelita. Os levitas são meus (Nm 3:12)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre a contagem dos levitas. Eles foram ignorados no censo do primeiro capítulo porque seriam sacerdotes e não soldados. Neste capítulo, no entanto, eles são contados nominalmente. A ordem é para que fossem contados "todos os do sexo masculino de um mês de idade para cima" (Nm 3:15). Diferente da contagem dos guerreiros, que deveria considerar apenas os homens de vinte anos para cima que fossem capacitados para a guerra (Nm 1:3), a contagem dos levitas servia a outro propósito: A separação dos primogênitos.

Como vimos no capítulo anterior, a tribo de Levi deveria ocupar uma posição central no acampamento rodeando a tenda do Santuário. Logo no início deste capítulo os levitas são divididos em clãs menores sendo separados por família e por função. A família de Arão aparece com proeminência entre eles porque foram ungidos para a função sacerdotal (Ver Ex 29)

Em seguida "o Senhor disse a Moisés: 'Conte todos os primeiros filhos dos israelitas, do sexo masculino, de um mês de idade para cima e faça uma relação de seus nomes. Dedique a mim os levitas em lugar de todos os primogênitos dos israelitas, e os rebanhos dos levitas, em lugar de todas as primeiras crias dos rebanhos dos israelitas. Eu sou o Senhor'" (Nm 3:40,41). Desde a saída do Egito, quando todos os primogênitos dos egípcios foram mortos e os israelitas permaneceram vivos, Deus pediu que todo primogênito fosse dedicado a Ele. Neste capítulo Deus propõe uma troca. Ele ficaria com os levitas no lugar dos primogênitos de Israel. O números dos primogênitos superou o dos levitas em 273 pessoas. Estes foram resgatados por um valor em prata.

Quando lemos um capítulo como este, não podemos ignorar o fato de que é Deus quem está cuidando de cada detalhe. Diferente dos deuses das outras nações que eram apenas estátuas feitas por eles mesmos, o Deus de Israel era ativo em cada passo tomando a frente de cada decisão. Ainda hoje podemos escolher a quem vamos servir. A um Deus que influencia nossa vida em cada decisão ou ao deus que nós mesmos criamos ao qual recorremos apenas como amuleto.

"Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? ", pergunta o Senhor. "Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? ", pergunta o Senhor. (Jr 23:24). Deus é amoroso o suficiente para se preocupar com cada detalhe e ao mesmo tempo grandioso o suficiente para cuidar do universo inteiro. Como você se sente diante de um Deus assim?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura:  
1. Deus designou os levitas para o serviço no tabernáculo, substituindo os primogênitos poupados na última praga no Egito.  
2. Os levitas cuidariam do tabernáculo, e a cada família foi designada uma função específica.  
3. Todos os primogênitos foram contados, e o excedente foi resgatado por meio do pagamento de um valor.  
Pontos para Reflexão:
a. A dedicação dos primogênitos ao Senhor era um símbolo do que Ele mesmo fez por nós, entregando Seu único Filho por amor (João 3:16). É possível medir esse amor? Qual é o valor de um filho?  
b. Os primogênitos pertenciam a Deus porque, no Egito, Ele os poupou da última praga. Hoje, também pertencemos a Deus porque Ele nos salvou. Como essa verdade impacta sua vida? O que significa pertencer a Deus?  
c. Os levitas, dedicados ao serviço sagrado, tinham a responsabilidade de zelar pelo tabernáculo e aproximar as pessoas de Deus. Como podemos aproximar as pessoas de Deus hoje?