Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Números 9: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Números 9
Segundo o mandado do Senhor, se acampavam e, segundo o mandado do Senhor, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés. (Nm 9:23)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo aprendemos sobre inclusão, proteção e direção.

Ao falar sobre a páscoa Deus dá instruções a Moisés sobre como incluir alguém que, por algum motivo, não pudesse participar no dia exato. Deus não abre mão dos Seus requisitos, mas dá uma nova oportunidade a todos que desejassem participar. Ele também inclui o estrangeiro. Ninguém que tivesse o desejo de participar da comunhão com o Senhor ficaria de fora.

Na sequência o texto fala sobre a nuvem que cobria o tabernáculo. Uma das características do deserto é a grande variação de temperatura por não haver água para regular o clima. Durante o dia o sol é escaldante e durante a noite o frio é extremo. Não era assim no acampamento dos hebreus. Eles contavam com a proteção da nuvem durante o dia para amenizar o calor e uma coluna de fogo os aquecia à noite. Milagrosamente Deus cuidava do Seu povo.

A nuvem, no entanto, não servia apenas para proteger do clima extremo. Era ela quem guiava o povo em suas peregrinações pelo deserto. Quando a nuvem se movia em uma direção o povo levantava acampamento e seguia o comando do Senhor.

Todos estes ensinamentos devem ser aplicados à igreja e à nossa vida pessoal ainda hoje. É importante crer que Deus quer nos incluir e nos dar novas oportunidades todos os dias. "Pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade!" (Lm 3:22,23). Ele também quer nos proteger contra os males deste mundo mal e nos dar a direção a seguir. Basta nos entregarmos aos seus cuidados e obedecermos aos seus comandos.


Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.



Esboço da Leitura: 
1. O Senhor instruiu Moisés sobre a celebração da Páscoa no segundo ano após a saída do Egito.
2. Aqueles que, por algum motivo, não pudessem comemorar a Páscoa no dia determinado, poderiam fazê-lo no mês seguinte, seguindo o mesmo procedimento. 
3. Uma nuvem cobria o tabernáculo durante o dia, indicando a presença de Deus. Quando a nuvem se movia, os israelitas seguiam em sua jornada pelo deserto.
Pontos para Reflexão:
a. A celebração da Páscoa era uma festa inclusiva e estava aberta a todos que desejassem participar. No entanto, era necessário seguir todas as determinações de Deus. Isso se parece com a igreja de Deus. Ela também deve ser aberta a todos, mas jamais deve abrir mão de princípios para incluir alguém. Você concorda?
b. Uma das características do deserto é a grande variação de temperatura. Durante o dia o sol é escaldante e durante a noite o frio é extremo. No entanto, não era assim no acampamento dos hebreus. A nuvem protegia do calor durante o dia e aquecia durante a noite. Você crê que Deus ainda continua cuidando do Seu povo?
c. A nuvem, no entanto, não servia apenas de proteção. Ela também guiava o povo em sua caminhada pelo deserto. Alegoricamente, esta nuvem pode ser comparada à Bíblia. Você lê a Bíblia buscando a direção de Deus no deserto deste mundo?