Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Deuteronômio 14: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Deuteronômio 14
Vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal. (Dt 14:2)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo Moisés relembra o motivo pelo qual os israelitas deveriam ser diferentes dos demais povos. Eles eram consagrados ao Senhor. No Novo Testamento os servos de Deus são chamados de filhos com muita frequência, mas no Antigo Testamento este tratamento é raro. Neste capítulo encontramos uma destas raras ocasiões.

Quando Deus os chamou de filhos, também afirmou que eles eram consagrados. A palavra קָדוֹשׁ (qadosh), utilizada aqui, significa separado, distinto ou santo. Este status deveria influenciar todos os aspectos da vida e do comportamento de cada indivíduo.

O primeiro aspecto tratado neste capítulo é o luto. Os povos cananitas faziam cortes e raspavam parte do cabelo em sinal de luto. A morte, para quem não crê em Deus é um evento desesperador. No entanto, para aqueles que têm confiança no Senhor, este deve ser um momento de esperança. A fé deve nos mover e nos aproximar daquEle que é a fonte da vida. O segundo aspecto abordado foi a alimentação. Moisés listou inicialmente os animais que eram sacrificados nos altares pagãos e, em seguida, os animais proibidos em Levítico 11. (Leia mais sobre as restrições alimentares clicando aqui.)

O terceiro aspecto abordado neste capítulo estava relacionado ao dízimo. Porém, o dízimo tratado aqui não se refere ao dízimo anual que serviria unicamente para o sustento dos levitas (Nm 18:21). Este, no entanto, deveria ser usado para o sustento dos pobres, viúvas e outros desfavorecidos (Dt 14:29). Este ato demonstra, além do amor pelo próximo, a confiança em Deus que nunca deixa faltar o que nós necessitamos.

Com este capítulo aprendemos que o povo de Deus deve ser diferente dos demais. Esta separação deve ser proposital e mostrar o elevado grau de confiança que temos no Senhor das nossas vidas. Também aprendemos que, parte importante do processo de santificação passa pelo cuidado com o próximo.

Além de ir na igreja, orar e cantar louvores, o que você costuma fazer de diferente dos demais em razão da sua fé?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura:
1. Moisés instruiu o povo sobre práticas e costumes pagãos, abordando o regime alimentar para distinguir entre animais puros e impuros.  
2. Ele orientou sobre o dízimo, encorajando a levar os dízimos ao local escolhido por Deus e consumi-los no lugar devido.  
3. Também mencionou um dízimo trienal destinado ao pobre, ao levita e ao estrangeiro.  
Pontos para reflexão:  
a. As leis de alimentação mostram o cuidado paternal de Deus. Como um Pai amoroso, Ele cuida até mesmo da nossa alimentação. Você crê que por trás de cada "não" de Deus há uma bênção?  
b. A prática do dízimo é mencionada duas vezes neste capítulo. Um deveria ser levado ao templo, e outro poderia ser consumido e usado para sustentar os necessitados. Na sua opinião, o evangelho é a maior necessidade do mundo atual?  
c. Além de pregar o evangelho com nossos recursos, temos também a obrigação de ajudar os necessitados? (Leia Mateus 25:34-40)