Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Deuteronômio 3: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Deuteronômio 3
Ó Soberano Senhor, tu começaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos? (Dt 3:24)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo Moisés continua relembrando ao povo sobre as vitórias que eles haviam conquistado sob o comando de Jeová. Não havia muro alto, trancas de ferro ou nação poderosa o suficiente para conter o avanço daqueles que lutavam ao lado do Senhor dos exércitos.

O texto narra ainda a oração de Moisés. Nesta oração ele agradeceu a Deus pelas vitórias em todas as batalhas até ali, mas também fez um pedido: "Deixa-me atravessar, eu te suplico, e ver a boa terra do outro lado do Jordão, a bela região montanhosa e o Líbano! " (Dt 3:25). A resposta de Deus, no entanto, não foi favorável, mas Moisés não questionou a Deus sobre isso.

Uma constante na caminhada do povo pelo deserto era a murmuração. Diante de qualquer incerteza ou adversidade o povo murmurava contra Moisés e contra Deus desconsiderando tudo que Ele havia feito. Moisés, no entanto, tomou o caminho contrário. Ele aprendeu que tudo que vem de Deus é bom. Até mesmo os seus nãos.

A vitória na vida espiritual não está em conquistar tudo que queremos, mas em permanecer obediente à vontade de Deus mesmo quando não entendemos o que Ele quer. Moisés estava ensinando ao povo o que, mais tarde, Paulo ensinou dizendo: "Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo" (2 Co 2:14). Você está em Cristo? Então, independentemente das circunstâncias, você é vitorioso. Afinal, Cristo não conhece derrota.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura: 
1. Moisés recordou as vitórias sobre Ogue e Seom, descrevendo a divisão da terra conquistada.  
2. Embora Moisés não fosse entrar na Terra Prometida, Deus o encorajou a fortalecer Josué para liderar o povo.  
3. Deus disse ao povo: "Não tenham medo deles, porque o Senhor, o Deus de vocês, é quem luta por vocês."  
Pontos para Reflexão:  
a. As terras conquistadas eram um sinal do poder de Deus e uma garantia de que Ele cumpriria Suas promessas no futuro. As obras de Deus no passado podem aumentar nossa fé? Você costuma relembrar o que Deus já fez por você?  
b. A oração de Moisés demonstra que ele desejava entrar na terra e pediu a Deus. A resposta foi um "não". Como podemos aprender a lidar com as negativas de Deus?  
c. A verdadeira vitória na vida espiritual não está em conquistar tudo o que queremos, mas em permanecer obedientes à vontade de Deus, mesmo sem entender plenamente Seus planos. Moisés ensinou ao povo o que, mais tarde, Paulo ensinaria: "Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo" (2 Coríntios 2:14). Você está em Cristo? Então, independentemente das circunstâncias que enfrenta hoje, você é vitorioso. Afinal, Cristo não conhece derrota. Você crê?