Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Deuteronômio 4: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Deuteronômio 4
Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos dirão: 'De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente.' (Dt 4:6)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos o fechamento do prólogo histórico do livro de Deuteronômio. Alguns especialistas acreditam que este livro foi escrito no modelo dos decretos de suseranos a vassalos.

Na antiguidade os reis emitiam decretos seguindo um padrão. Primeiro o rei fazia uma retrospectiva da história para mostrar os seus feitos e conquistas. Em seguida apresentava as suas leis e, ao final, apresentava a punição para os que não cumprissem as leis. Intencionalmente ou por coincidência este livro obedece a este modelo.

Os 4 primeiros capítulos de Deuteronômio são, portanto, uma introdução histórica mostrando os feitos do Senhor. Ele os libertou da escravidão, os conduziu vitoriosamente, esteve ao lado deles nas batalhas e falou pessoalmente com eles em Horebe, que é o monte Sinai, onde as leis foram ditas.

Apesar de grandiosos, não seriam as vitórias ou os livramentos do Senhor que chamariam a atenção das outras nações. O que deveria servir como testemunho aos outros povos seriam as leis justas e a proximidade com Senhor que os havia entregado tais leis (Dt 4:7, 8). Ao obedecer aos mandamentos os israelitas seriam considerados sábios e justos em todas as nações.

Os mandamentos de Deus serviram de parâmetro para as legislações da maioria dos países ocidentais e moldaram o pensamento e a cultura de bilhões de pessoas. As leis contidas nos mandamentos de Deus chamam a atenção pela simplicidade e abrangência. Somente um Deus sábio poderia ter formulado leis tão simples que até mesmo uma criança pode compreender, mas tão abrangentes que se aplicam a todos os aspectos das nossas vidas.

Como a obediência a Deus pode nos tornar sábios?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura: 
1. Moisés exortou o povo a ouvir e obedecer rigorosamente aos mandamentos de Deus, entregues a ele em Horebe, e a transmiti-los às gerações futuras.  
2. Ele lembrou das manifestações de Deus durante a entrega da lei. Nenhuma forma foi vista, por isso, eles jamais deveriam representá-Lo com imagens.  
3. Moisés destacou a singularidade do Deus de Israel, Sua misericórdia e advertiu sobre a adoração dos astros e toda forma de idolatria.  
Pontos para reflexão:  
a. Depois de relembrar como Deus destruiu as nações ímpias com mão poderosa, Moisés reforçou a importância dos mandamentos de Deus. Como os mandamentos de Deus podem ser um poderoso antídoto contra o pecado?  
b. Moisés disse: "Guardem e cumpram essas leis, porque isto será a sabedoria e o entendimento de vocês aos olhos dos povos que, ouvindo todos esses estatutos, dirão: 'De fato, este grande povo é gente sábia e inteligente.'" (Dt 4:6). Por que os mandamentos de Deus nos tornam sábios?  
c. O que a forma como Deus apresentou os mandamentos, cuidando de cada detalhe da vida dos Seus filhos, diz sobre Ele? Isso lembra uma atitude paterna?