Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Deuteronômio 7: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Deuteronômio 7
O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. (Dr 7:7)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo Moisés, instruído por Deus, alerta contra algumas armadilhas que poderiam desanimar ou desviar o povo. Ele deixou claro que as nações que eles teriam que expulsar da terra seriam mais fortes e mais poderosas do que eles, mas isso não deveria desanimá-los. Afinal, estas nações confiavam em ídolos e os israelitas lutavam ao lado do Senhor dos exércitos.

O segundo aspecto com o qual eles deveriam se preocupar era relacionado aos casamentos. O matrimônio com estas pessoas poderiam ser uma armadilha por dois motivos: O primeiro é o risco de que eles fossem influenciados pelos costumes religiosos dos seus cônjuges. O segundo tem a ver com a associação política. O casamento, no passado, era visto como uma forma de fazer aliança entre duas famílias.

O terceiro ponto trata da idolatria. Este aspecto engloba todos os outros. Deus os estava lembrando que eles não haviam conquistado aquele território por causa da sua capacidade em fazer alianças com os povos da terra. As suas vitórias militares contra nações mais fortes também não foram obtidas por seus próprios méritos (Dt 7:7). "Foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados" (Dt 7:8). As nações conquistadas, por outro lado, estavam sendo derrotadas porque rejeitaram ao Senhor e confiaram nos seus próprios méritos ou em deuses que eles mesmos construíram.

Muitas vezes travamos batalhas espirituais exatamente como estas. Precisamos derrubar nossos altares e ídolos que construímos ao longo da vida. Nossos relicários nem sempre são construídos com barro, madeira ou metais. No entanto, são perigosos quanto porque tomam o lugar de Deus nas nossas vidas.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.