Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica -Números 26: Comentário auxiliar

Texto Bíblico: Números 26
Façam um recenseamento de toda a comunidade de Israel, segundo as suas famílias; contem todos os de vinte anos para cima que possam servir no exército de Israel. (Nm 26:2)
Comentário auxiliar:
Neste capitulo o Senhor pediu um novo recenseamento do povo. Dois motivos ficam explícitos ao lermos a continuidade do texto e um terceiro, um pouco mais subjetivo, pode nos fazer refletir.

O primeiro motivo para um censo como este era uma saída à guerra. Nos capítulos seguintes veremos que o povo foi chamado a combater contra os moabitas.O segundo motivo está na distribuição de terras. Uma tribo maior deveria receber uma porção de terra maior e uma tribo menor uma porção menor (Nm 26:54).

O terceiro motivo podemos ver pela contagem. Se comparamos a contagem do capítulo 1 com a contagem do capítulo 26 veremos que, ao invés de aumentar o número de pessoas, houve um declínio. Os atos de rebeldia, a murmuração contra Deus e a infidelidade dominante em alguns momentos trouxe tragédias sobre o povo que sofreu graves consequências.

Sempre que abandonamos a vontade de Deus para vivermos segundo nossos próprio métodos a vida se torna mais difícil, os desafios se tonam maiores e o sucesso diminui. Não importa o momento em que estamos vivendo. Se na na prosperidade ou no deserto, é sempre melhor passar ao lado de Deus.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura:
1. Deus instruiu Moisés e Eleazar a realizar um censo para contar o povo após as mortes.  
2. A contagem revelou uma redução significativa em relação ao censo anterior.  
3. Deus estabeleceu a divisão da terra entre as tribos e o método de distribuição da terra prometida.  
Pontos para Reflexão:
a. O censo destaca as consequências do pecado e da rebelião. Mesmo que as consequências hoje não sejam tão imediatas, o destino final do pecador ainda é o mesmo: a morte (Rm 6:23). Como isso deve nos tornar totalmente dependentes de Cristo?  
b. Mesmo após tantas mortes e a redução do exército, Deus renovou a Sua promessa. Isso demonstra Sua fidelidade? Quais promessas da Palavra de Deus mais aquecem o seu coração?