Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Número 29: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Números 29
Além dos votos que fizerem e das ofertas voluntárias, preparem isto para o Senhor nas festas que lhes são designadas: os holocaustos, as ofertas de cereal, as ofertas derramadas e as ofertas de comunhão. (Nm 29:39)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre as ofertas que deveriam ser apresentadas durante o sétimo mês. Este é o período em que a comunidade deveria se preparar para três festas. No primeiro dia do mês começava a festa das trombetas, no décimo dia a festa da expiação e no décimo quinto dia a festa das cabanas.

Um dos temas que chamam a tenção neste capítulo são os dias de descanso. O primeiro, o décimo, o décimo quinto e o vigésimo terceiro dia eram dedicados unicamente à adoração. Nestas datas eram realizadas apenas as tarefas que envolviam culto a Deus. Sendo assim, as pessoas poderiam dedicar-se totalmente ao Senhor. Portanto, estas datas eram chamadas de sábados. Nestes dias nenhum trabalho para proveito próprio deveria ser realizado para lembrar que a obra da salvação não é oriunda de mérito próprio.

Outro aspecto que se destaca neste capítulo é o grande número de animais sacrificados. A maioria dos sacrifícios concentra-se no período da festa das cabanas. “O mesmo tipo de sacrifício ordenado para outras festas. Mas, ao passo que dois novilhos eram suficientes em outras festividades, neste caso são prescritos 13 (Nm 28:11, 19, 27). A cada dia, durante sete dias consecutivos, um novilho a menos era ofertado (v. 17, 20, 23, 26, 29, 32). Assim, sete novilhos eram oferecidos no sétimo dia, totalizando 70 novilhos para os sete dias.” (CBASD, vol. 1, p. 1012).

Com este capítulo aprendemos que, na questão espiritual, Deus exige dedicação total. Ele deseja que o tempo dedicado ao relacionamento com Ele seja de qualidade.

Você tem dedicado tempo a Deus? Como está sua vida de oração e estudo da Bíblia? Você dedica momentos de qualidade para meditar no sacrifício feito por Jesus?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.



Esboço da Leitura:  
1. O capítulo detalha as ofertas do sétimo mês, incluindo a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos.  
2. Cada celebração tinha sacrifícios específicos e um propósito no relacionamento do povo com Deus.  
3. A Festa dos Tabernáculos era a última grande celebração do ano e envolvia uma grande quantidade de ofertas.  
Pontos para Reflexão:  
a. As ofertas das festividades eram detalhadas e exigiam atenção. Deus espera de nós um culto racional, em que cada ato de adoração tenha sentido para o adorador. Você cultua a Deus com alegria e gratidão pelo que Ele fez, faz e fará por você?  
b. No décimo dia do sétimo mês ocorria o Dia da Expiação (ver o comentário sobre Levítico 16). Nesse dia, Deus realizava a expiação, ou perdão definitivo, dos pecados. Qual é a sensação de ter seus pecados perdoados?  
c. Após o Dia da Expiação, iniciava-se um período de sete dias contínuos de festa com banquetes. Depois do julgamento, o povo de Deus entra em festa e se banqueteia com Ele. O julgamento é uma boa notícia para você?