Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Número 31: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Números 31
Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor. (Nm 31:16)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre a batalha dos israelitas contra os midianitas. A ordem para que saíssem à guerra partiu partiu do Senhor (Nm 31:1, 2). Os midianitas também eram da linhagem de Abraão. Eles foram descendentes de Midiã, um dos filhos de Abraão com a sua segunda esposa, Quetura (Gn 25:1, 2).

Eu confesso que, para mim, uma ordem como esta, partindo de um Deus que se declara como infinitamente amoroso e bondoso, causa certo incômodo. Não é fácil digerir a ideia de que o Senhor ordena a destruição e a morte de toda uma comunidade. No entanto, é necessário também admitir que os males causados pelos midianitas ao povo de Deus foram consideráveis. Sendo assim, por mais doloroso que possa ser, em determinados momentos o Senhor precisa agir como um médico que toma a decisão de amputar um membro doente para preservar a saúde do corpo.

A presença de Balaão entre os midianitas os instruindo a corromper o povo de Deus demonstra claramente que ele havia perdido a direção. Se em outro momento ele foi um profeta de Deus, já não era mais. Por este motivo ele é citado no livro de Judas como um exemplo daqueles que se corrompem por amor ao ganho (Jd 1:11).

Parte de tudo que foi tomado na guerra, incluindo as pessoas, foi dedicada como oferta ao templo em reconhecimento de que a vitória pertencia ao Senhor. As ofertas voluntárias eram um reconhecimento de que foi Deus quem os fez prosperar na batalha. Com este capítulo aprendemos que o amor de Deus não o faz refém da injustiça e do pecado. Ele sabe que quem tolera o mal, acaba se tornando culpado também. Aprendemos também que devemos ter cuidado para nos desviarmos do caminho como Balaão. Ele era profeta do Senhor e poderia ter se juntado ao povo de Deus, mas se deixou corromper pela ganância e acabou morrendo como um ímpio. Por fim, o texto nos mostra que devemos agir com gratidão quando o Senhor vence batalhas por nós.

Jesus, nosso grande comandante, já venceu a nossa batalha contra o pecado e a morte. Você se sente grato pelo que Ele fez? Qual foi o preço pago por Ele para que nós fôssemos salvos?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.



Esboço da Leitura:
1. Deus ordenou a Moisés que liderasse os israelitas em batalha contra os midianitas antes de sua morte.
2. Sob o comando de Moisés, os israelitas derrotaram os midianitas, mataram os reis e todos os do sexo masculino, mas trouxeram as mulheres virgens e os rebanhos.
3. Os despojos de guerra foram divididos entre os soldados e o povo. Parte dos despojos foi dedicada ao Senhor.
Pontos para Reflexão:
a. A severa resposta de Deus contra os midianitas mostra que o juízo de Deus é sem misericórdia contra o pecado. Você acredita que hoje Deus é mais tolerante com o pecado? Se não, que tipo de condenação aguarda este mundo?
b. Por que um Deus amoroso ordenou a morte de tantas pessoas? Como você se sente ao ler a severa ordem de Deus neste capítulo?
c. A presença de Balaão entre os midianitas, instruindo-os a corromper o povo de Deus, demonstra que, se um dia ele foi um homem de Deus, já não era mais. Ele se corrompeu por amor ao ganho (Judas 1:11). Por que, ainda hoje, muitos que deveriam ser homens de Deus acabam no mesmo caminho de Balaão?