Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Deuteronômio 18: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Deuteronômio 18
Não terão herança alguma entre os seus compatriotas; o Senhor é a sua herança, conforme lhes prometeu. (Dt 18:2)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo Moisés fala sobre os direitos e deveres dos levitas, os cuidados com os costumes pagãos e também sobre o ministério dos profetas.

Nem todo levita era sacerdote, mas todo sacerdote era levita. Os levitas não recebiam herança porque não deveriam se envolver com as circunstâncias comuns da vida. Eles cuidariam unicamente do templo, da adoração dos adoradores. Por este motivo, eles se alimentavam do dízimo das demais tribos.

Hoje em dia não somos levitas, mas todos somos sacerdotes (1 Pe 2:9). No entanto, apenas os pastores e missionários, que se dedicam integralmente ao serviço de Deus, têm direito ao dízimo (1 Co 9:13, 14). Por outro lado, aqueles que recebem dízimos, não devem se envolver em outros negócios. Dois motivos podem levar os pastores a buscarem outros meios de obter renda extra: 1. Ele não tem compromisso com a missão e deseja apenas enriquecer. 2. Ele não tem chamado de Deus. Se Deus realmente chama alguém, Ele mesmo sustenta.

Um dos motivos para a separação dos levitas era o cuidado com a prática da adoração. Até mesmo a aparência com os métodos de adoração pagãos deveriam ser evitados ao máximo nos cultos a Deus. O Senhor quer uma linha divisória bem clara entre os Seus adoradores e os adoradores pagãos.

Ao terminar este capítulo Moisés reforça a promessa de que Deus enviaria profetas semelhantes a ele. Por saber que logo morreria, ele deu ao povo a certeza de que não ficariam desamparados. Estevão, em seu discurso, utilizou este texto para basear sua reivindicação de que Jesus Cristo é o Messias Filho de Deus (At 7:37). Jesus é o profeta dos profetas porque Ele é a imagem do Deus eterno (Hb 1:1, 2). É através dEle que nós conhecemos o Pai.

Você já pensou sobre o fato de que Jesus é a imagem do Pai? Ao olhar para o ministério de Jesus, você consegue atender mais sobre o amor de Deus?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.