Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Deuteronômio 29: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Deuteronômio 29
'Durante os quarenta anos que os conduzi pelo deserto', disse ele, 'nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram" (Dt 29:5)
Comentário auxiliar:
Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.



Esboço da Leitura:  
1. Moisés convocou o povo para renovar a aliança com o Senhor antes de entrar na Terra Prometida.  
2. Ele lembrou os grandes milagres realizados por Deus em favor do povo.  
3. Moisés também os alertou contra a idolatria e as consequências da infidelidade a Deus. 
Pontos para Reflexão:
a. Moisés disse: "Viram grandes provas, sinais e grandes maravilhas. Mas até o dia de hoje o Senhor não deu a vocês um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir" (Deuteronômio 29:3,4). Os israelitas testemunharam diversos sinais do poder e da bondade do Senhor em favor deles, mas continuavam incrédulos. Como podemos buscar mais fé? (Leia Romanos 10:17)  
b. Moisés disse que as promessas eram feitas “com aquele que, hoje, aqui, está conosco diante do Senhor, nosso Deus, e também com aquele que não está aqui, hoje, conosco” (Deuteronômio 29:15). Você sente o desejo de participar das promessas de Deus? O que pensa em relação às consequências da infidelidade?  
c. “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29). Quando você não compreende algo que não foi revelado a você, como costuma agir? O que significa dizer que as coisas reveladas são “para que cumpramos todas as palavras desta lei”?