Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Deuteronômio 34: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Deuteronômio 34
Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera. (Dt 34:5)
Comentário auxiliar:
Este capítulo, que fecha o pentateuco, também parece encerrar a história de Moisés. No entanto, a influência deste líder vai muito além dos 120 anos de sua vida. Quando Moisés subiu o monte a sua voz se calou e Deus passou a falar com ele.

Por 40 anos Moisés liderou o povo pelo deserto mantendo viva no coração deles a esperança de entrar em Canaã, a terra prometida. No entanto, quando os seus olhos já podiam contemplar as campinas do outro lado do Jordão, Deus diz: “Esta é a terra que prometi, sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, quando lhes disse: Eu a darei a seus descendentes. Permiti que você a visse com os seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio, não entrará naquela terra” (Dt 34:4). O silêncio de Moisés indica sua aceitação da vontade divina. O verso seguinte relata que ele morreu ali mesmo, mas acrescenta ao seu nome a qualidade de “servo do Senhor” (Dt 34:5).

Para evitar a idolatria e peregrinações ao local do da sepultura de Moisés, o Senhor mesmo o sepultou e ocultou o local do sepulcro. A morte de Moisés demonstra que Deus “mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado” (Ex 34:7).

A vida de Moisés é um exemplo para todos. Se a sua esperança fosse apenas a herança de uma terra ou de obter sucesso e riqueza, a sua vida teria sido a mais miserável de todas. No entanto, seus planos estavam fundamentados no Senhor. Foi para Ele que o Moisés viveu e morreu. Nem mesmo a morte pôde separá-lo dos planos de Deus.

As incertezas deste mundo podem dar fim a nossa vida, mas, quando nos colocamos nas mãos de Deus, “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o futuro, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!” (Rm 8:38, 39).

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.