Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Josué 10: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Josué 10
O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. (Js 10:13)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre uma coalizão contra o povo de Deus. O rei da antiga cidade, que mais tarde se tornou Jerusalém, se associou a mais quatro outros governantes da região com a finalidade de combater contra os israelitas.

Na sequência lemos sobre uma série de vitórias que foram possíveis devido ao auxílio do Senhor. A batalha contra os cinco reis aconteceu em um só dia, porém, segundo o relato bíblico o dia foi prolongado com a finalidade de ajudar aos israelitas a obter a vitória. Deus criou todos as leis naturais e, por tanto, não está sujeito a elas. Ele está disposto a agir alterando o curso dos acontecimentos para cumprir os Seus divinos propósitos em favor dos que o buscam.

A rebelião contra os israelitas foi recebida pelo Senhor como uma rebelião contra Ele mesmo. O povo de Israel foi na guerra um instrumento de Deus para executar o julgamento da maldade praticada por aquelas nações. Algo muito parecido com as profecias que apontam para o momento do juízo final. Na descrição das cenas finais da guerra entre o bem e o mal lemos que todas as nações da terra que não aceitaram o governo de Deus se juntarão para combater os salvos. No entanto, o Senhor fará descer fogo do céu para os consumir (Ap 20:9).

O caráter amoroso e perdoador de Deus não deve nos fazer ignorar o quanto o pecado é danoso ao Seu governo. O Deus que criou todas as coisas perfeitas, hoje geme diante da maldade que os seus filhos experimentam por causa da transgressão. Assim, muito em breve Ele vai agir de forma sobrenatural para acabar definitivamente com toda a dor causada pela desobediência às suas leis de amor.

Como você se sente sabendo que Deus vai julgar até mesmo os pensamentos maus? Diante desta realidade, você sente a sua necessidade de perdão?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.