Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Josué 12: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Josué 12
São estes os reis que os israelitas derrotaram, e de cujo território se apossaram a leste do Jordão, desde o ribeiro do Arnom até o monte Hermom, inclusive todo o lado leste da Arabá: (Js 12:1)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos um relatório das vitórias dos israelitas liderados por Moisés e por Josué. Os dois líderes foram instrumentos de Deus para realizar a Sua obra, mas cada vitória e cada conquista deve ser atribuída unicamente a Deus.

Este capítulo nos mostra que Deus pode realizar o Seu propósito através de todo aquele que se coloca em suas mãos. Também nos mostra que o trabalho do Senhor é feito a muitas mãos. Moisés liderou o povo da saída do Egito até a margem leste do rio Jordão (Js 12:1-6). Josué continuou liderando até a conquista completa do lado oeste, um território mais extenso e complexo. No entanto, os israelitas avançaram confiantes no Senhor e derrotaram todos os inimigos.

A narrativa nos mostra o claro contraste entre os que permaneceram ao lado de Deus escolhendo a obediência como meio de vida e os que se dedicaram à rebelião. Ao resistir o governo de Deus os reis, bem como seus súditos, se viram em meio a batalha sem ajudador. O povo de Israel, por outro lado, trilhou o caminho mais estreito. Jamais avançaram um palmo se quer sem a orientação de Cristo, o grande General.

Os israelitas sempre avançavam juntos, confiantes em Deus e sob absoluta obediência. Os duros desafios da nossa caminhada cristã também podem ser mais facilmente vencidos se seguirmos os exemplos espirituais das batalhas enfrentadas por Israel. Para isso precisamos estar juntos com aqueles que vão nos dar apoio espiritual e em oração porque cada um de nós deve ocupar seu lugar na grande obra que temos a realizar. Precisamos confiar que o Senhor sempre está no comando de todas as coisas por mais difíceis que elas possam parecer. Por fim, a obediência aos mandamentos de Deus mostra ao mundo de que lado nós estamos nas batalhas.

Este capítulo sempre se refere a Moisés acrescentando ao seu nome o termo "servo do Senhor". Na sua opinião, o que significa ser um servo do Senhor? Como podemos nos tornar também servos do Senhor?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.