Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Josué 5: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Josué 4
'Você é por nós, ou por nossos inimigos?' Respondeu Ele: 'Nem uma coisa nem outra. Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor'. Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: 'Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo' (Js 5:13, 14)
Comentário auxiliar:
A travessia do rio Jordão trouxe estabilidade, unidade e confiança aos israelitas ali presentes e, até mesmo, para as gerações futuras como vimos no capítulo anterior. No entanto, os efeitos deste grandioso evento foram além das fronteiras de Israel. Os reis que viviam além do Jordão "desanimaram-se e perderam a coragem de enfrentar os israelitas" (Js 5:1). O nome do Senhor se tornou conhecido entre as nações, Nenhum dos seus deuses jamais realizaram qualquer ato assim. Desta forma eles poderiam ver a diferença entre suas divindades esculpidas e o Deus vivo de Israel.

Depois da travessia o Senhor ordenou a Josué que fizesse a circuncisão naqueles que nasceram no deserto. Os Israelitas que saíram do Egito foram todos circuncidados por Moisés, mas os que nasceram durante a peregrinação ainda não haviam passado por este rito. Depois de serem circuncidados os israelitas comemoraram a páscoa. O maná, que os havia sustentado no deserto por 40 anos, cessou a partir de então. (Saiba mais sobre o pacto da circuncisão clicando aqui)

Depois destes eventos, enquanto se encontrava sozinho observando o caminho pelo qual deveriam seguir em direção a Jericó, Josué viu alguém com a aparência de um homem de guerra. Sua espada desembainhada mostrava que ela parecia pronta para ser usada. A pergunta de Josué parecia óbvia: "Você é por nós, ou por nossos inimigos?" (Js 5:13). A resposta, no entanto, esclareceu o caráter e a origem daquele guerreiro: "Nem uma coisa nem outra, mas venho na qualidade de Comandante do exército do Senhor" (Js 5:13). Em seguida o Comandante do exército do Senhor exigiu de Josué o mesmo tipo de revência que o próprio Deus exigiu quando encontrou com Moisés (Ex 3:5). Assim, ficou claro que Josué estava falando com o próprio Deus.

Não é da vontade do Senhor que os homens entrem em guerras ou disputas. Ele não é partidário nas divisões humanas. Não importa se estamos falando de uma batalha entre nações ou de uma briga de familiares, amigos ou membros de igreja. Deus ama igualmente a todos e a todos deseja a paz e a união. Porém, Ele também sabe que, se permitir que o mal prospere, não haverá mais o que ou quem salvar. Por este motivo, apesar de tomar atitudes para promover a paz, às vezes Ele também precisa agir na batalha.

Sabendo que Deus não se agrada de brigas e divisões, como você pode se tornar um promotor da paz? Lembre-se das palavras de Jesus: "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus." (Mt 5:9).

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.