Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Josué 15: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Josué 15
Os descendentes de Judá não conseguiram expulsar os jebuseus, que viviam em Jerusalém; até hoje os jebuseus vivem ali com o povo de Judá. (Js 15:63)
Comentário auxiliar:
Este capítulo narra a distribuição das terras entre a família de Judá. A tribo de Judá ficou ao extremo sul do território de Israel.

O filho mais velho de Jacó era Rúbens, mas este perdeu a sua primogenitura recaindo, assim, o papel de primogênito a Judá. José, por outro lado, era o filho de Raquel, a esposa amada, a quem Jacó desejava, desde o princípio, oferecer a benção da primogenitura. Talvez, por este motivo, os dois tenham recebido a herança antes dos demais.

Neste período já não havia mais nenhuma batalha sendo travada neste território conforme lemos no final do capítulo anterior. A porção mais mais difícil de ser conquistada do território recaiu como herança a Calebe, mas ele não se deixou intimidar. No entanto, a Bíblia nos informa que “os jebuseus vivem ali com o povo de Judá” (Js 15:63). Os descendentes de Judá não conseguíram derrotar os jebuseus porque não tiveram fé suficiente. A convivência com este povo trouxe muitos problemas no futuro. Eles não ouviram as ordens do Senhor que foi específico quanto as alianças de paz com povos pagãos e sofreram com esta negligência.

A tribo de Judá foi escolhida por Deus para trazer ao mundo o Messias prometido. Por este motivo eles deveriam cuidar ainda mais dos perigos de tal associação. Nós, que aceitamos Jesus também somos chamados à missão de leva-Lo ao mundo. Pelo mesmo motivo, devemos batalhar contra o pecado em nossas vidas. Assim como o Senhor fortaleceu os guerreiros no passado, Ele irá nos fortalecer e guardar nesta batalha espiritual.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.