Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Josué 16: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Josué 16
As terras distribuídas aos descendentes de José iam desde o Jordão, perto de Jericó, a leste das águas de Jericó, e daí subiam pelo deserto até a serra que vai de Jericó a Betel. (Js 16:1)
Comentário auxiliar:
Os capítulos 16 e 17 do livro de Josué descrevem a herança dos dois filhos de José, Efraim e Manassés.

José não teve o seu nome contado entre os descendentes de Jacó. Em seu lugar, os seus filhos foram contados como se fossem de Jacó. O filho primogênito, além das bênçãos espirituais, recebia o dobro da herança dos demais herdeiros. Foi por este motivo que Efraim e Manassés receberam tiveram este direito.

José não era o primeiro filho de Jacó, mas foi o primeiro filho de Raquel. Ele não recebeu a primogenitura por direito, mas por amor. Nós também não teríamos direito à herança celestial, mas, por amor, Cristo nos escolheu e nos fez herdeiros do Seu reino.

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.


Esboço da Leitura: 
1. Este capítulo descreve a herança das tribos de Efraim e Manassés, filhos de José.  
2. Detalha as fronteiras e cidades atribuídas a cada tribo.  
3. Os filhos de Efraim não expulsaram os cananeus que viviam em uma das cidades, mas os sujeitaram à servidão.  
Pontos para Reflexão:  
a. José não teve seu nome contado entre as tribos de Israel. Em seu lugar, seus filhos foram considerados como filhos de Jacó. O primogênito, além das bênçãos espirituais, recebia o dobro da herança dos demais herdeiros. Por esse motivo, Efraim e Manassés tiveram esse direito.  
b. José não era o primeiro filho de Jacó, mas foi o primogênito de Raquel. Ele não recebeu a primogenitura por direito, mas por amor. Nós também não teríamos direito à herança celestial, mas, por amor, Cristo nos escolheu e nos fez herdeiros do Seu reino.