Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Josué 21: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Josué 21
Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor havia falado à casa de Israel; tudo se cumpriu. (Js 21:45)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo lemos sobre a distribuição das últimas porções de terra para os filhos de Israel. Os descendentes de Levi se apresentaram a Josué e aos demais líderes da nação israelita para solicitar o seu espaço.

Neste capítulo encontramos um grande exemplo de liderança servidora. Tanto Josué quanto os Levitas, que haviam sido escolhidos por Deus para liderar a nação, foram os últimos a receber a sua parte na terra. Ao contrário do que ocorre com as lideranças deste mundo, que sempre buscam os primeiros lugares, um líder segundo o coração de Deus é dedicado ao serviço em favor dos seus liderados.

Quando foi questionado a cerca da hierarquia entre os seus seguidores Jesus apresentou o conceito a partir do seu próprio exemplo dizendo: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:25-28). Com estas palavras o Senhor nos apresentou a essência do que significa ser cristão. Você quer saber como lidar com alguma situação sendo cristão? Faça como Cristo fez!

Depois de uma longa lista o capítulo termina exaltando a fidelidade de Deus com as seguintes palavras: “Assim o Senhor deu aos israelitas toda a terra que tinha prometido sob juramento aos seus antepassados, e eles tomaram posse dela e se estabeleceram ali. O Senhor lhes concedeu descanso de todos os lados, como tinha jurado aos seus antepassados. Nenhum dos seus inimigos pode resisti-los, pois o Senhor entregou a todos eles em suas mãos. De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram” (Js 21:43-45).

Pense nas maravilhosas promessas da Palavra de Deus com a certeza de que nós servimos a um Deus que não deixa de cumprir nem uma de Suas promessas. Como você se sente a respeito disso?

Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.