Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - Josué 23: Comentário Auxiliar

Texto Bíblico: Josué 23
"Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda." (Js 23:6)
Comentário auxiliar:
Neste capítulo Josué, já avançado em idade, deixa as instruções finais para a nação que ele havia liderado sob o cuidado de Deus. Diante das autoridades de Israel, o idoso líder começa seu discurso lembrando dos grandiosos feitos do Senhor em favor do Seu povo. Afinal, aquela geração havia testemunhado pessoalmente o cumprimento das maravilhosas promessas feitas aos antepassados.

A terra, que eles agora ocupavam, foi prometida a Abraão em uma aliança (Gn 15:18-21). No entanto, Deus deixou bem claro que a promessa não se cumpriria imediatamente (Gn 15:15, 16). A terra era ocupada por nações poderosas, mas eles haviam se desviado do Deus verdadeiro e se entregado à idolatria. Tais práticas desagradavam a Deus, mas não a ponto de que Ele não pudesse tolerá-las. Deus não é tirano e oferece liberdade a todos. No entanto, Ele sabia que, no futuro, estas práticas se tornariam mais violentas e desumanas e, então, Sua interferência seria necessária. Nos dias de Josué, a promessa do Senhor se cumpria diante dos olhos de todos e a maldade das nações, que praticavam até mesmo sacrifícios humanos, chegava ao diante do julgamento de Deus.

Em seu discurso final, Josué se dirige ao povo nos mesmos termos usados por Moisés. Ele inicia com um prólogo histórico, fala sobre a importância de obedecer aos mandamentos de Deus e encerra com uma advertência contra a desobediência. Este modelo era muito utilizado nos contratos na antiguidade e é conhecido como relação de suserano e vassalo. (Leia mais sobre este tema no comentário de Deuteronômio 4)

Terminando seu discurso Josué lembra que, o mesmo que Deus que prometeu boas coisas mediante à obediência e as cumpriu com fidelidade, também prometeu severa punição aos que, depois de experimentarem a boa dádiva do Senhor, se voltassem contra Ele. Ele estava se referindo às bençãos e maldições registradas na lei.

As mesmas palavras de advertências proclamadas ao povo por meio de Josué, são de vital importância para a igreja hoje. O tempo de paz que se iniciava após a conquista da terra, de alguma forma, poderia levar os israelitas a baixarem a guarda contra o verdadeiro inimigo das almas. Por isso Josué os adverte dizendo: "Façam todo o esforço para obedecer” (Js 23:6). Tais palavras também se aplicam à igreja que, antes era perseguida, mas que hoje desfruta de alguma liberdade. Neste tempo de paz, nós temos uma parte a desempenhar no grande conflito cósmico que acontece no mundo espiritual. Esta batalha nunca cessa e as suas consequências são de caráter eterno.

Eu quero orar com você para que o Senhor nos faça espiritualmente vitoriosos: Senhor, muito obrigado pelas maravilhas que o Senhor realizou no passado e, principalmente, pela graça da salvação através do sacrifício de Jesus. Mediante a Tua bondade, nos colocamos hoje diante da presença em humilde adoração. Queremos constituir o Senhor como único Deus das nossas vidas. Por isso, Senhor, te pedimos: decreta hoje a nossa vitória eterna. Te pedimos isso, por Jesus, Amém!


Leia os comentários de outros capítulos clicando aqui.