Pular para o conteúdo principal

Jornada Bíblica - O Livro de Deuteronômio

Claro, vou reescrever o código substituindo "alemdorio" por "manaonline" nos links. Aqui está o código atualizado: ```html Introdução:

O quinto livro da Bíblia é conhecido como Deuteronômio. Este nome veio da septuaginta (tradução grega do antigo testamento) que o chamou de Δευτερονόμιον (Deuteronómion). Os hebreus o chamavam, como os demais livros do pentateuco, pelo termo que abre o seu conteúdo: em hebraico: דְּבָרִים (Devārīm) que significa "palavras" - Sua autoria, como a dos demais livros do pentateuco, tem sido atribuída a Moisés.

O livro de Deuteronômio fecha um bloco de livros conhecidos como Torá, ou livros da Lei. Este livro foi escrito nos últimos 2 meses antes da morte de Moisés e registra os as últimas palavras do líder ao povo. Neste livro Moisés usa o recurso da repetição para dar ênfase às lei ditas pelo Eterno a Israel no deserto. O público do livro de Deuteronômio era a geração que estava prestes a sair do deserto para tomar posse da terra prometida. Esta seria primeira geração a presenciar o cumprimento da promessa feita por Deus a Abraão. Do mesmo modo nós estamos às margens da terra prometida e almejamos alcançar a promessa feita por Deus através de Jesus.

Deuteronômio não é só um livro de regras, mas a carta de um Pastor amoroso ao seu rebanho. Seu objetivo principal era, e ainda é, nos manter nos limites da graça de Deus.

Leia os comentários de cada capítulo:

01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34



Venha participar do nosso grupo de estudos no WhatsApp clicando aqui.


Leia os comentários de outros capítulos